Implantação de motofaixas nas avenidas de BH será tema de debate
Encontro deve reunir representantes da Prefeitura, motociclistas e empresas de transporte por aplicativos

Foto: Prefeitura de Belo Horizonte
Na próxima quinta-feira (10/4), às 13h30, a Comissão de Mobilidade Urbana, Indústria, Comércio e Serviços realiza audiência pública para discutir a implantação de motofaixas em Belo Horizonte. O encontro deve reunir representantes da Prefeitura de BH, incluindo a Superintendência de Mobilidade Urbana (Sumob), e a BHTrans, além de representantes das categorias de motociclistas e de empresas de transporte por aplicativo. O encontro foi solicitado por Braulio Lara (Novo), presidente do colegiado, cuja intenção é também levantar sugestões para as vias em que poderão ser instaladas as primeiras motofaixas. Cidadãos interessados podem acompanhar a reunião presencialmente ou de maneira remota, em tempo real, pelo portal e canal da Câmara no YouTube.
Motofaixas
As faixas de trânsito preferenciais para motociclistas são um modelo já existente em avenidas movimentadas de capitais brasileiras como São Paulo e Rio de Janeiro. Na capital paulista, as motofaixas são demarcadas com linhas tracejadas nas cores azul e branco e se localizam entre as duas faixas mais próximas ao canteiro central. O objetivo é organizar o fluxo de motocicletas e, com isso, reduzir os índices de acidentes.
Em 2024, Belo Horizonte registrou mais de 15 mil ocorrências envolvendo motocicletas, um aumento de 12,6% em comparação com o ano anterior, quando foram contabilizados cerca de 13,4 mil acidentes, segundo levantamento da PBH.
Emenda impositiva
Em março deste ano, Braulio Lara destinou emenda impositiva no valor de R$ 500 mil para a implantação de motofaixas em BH. Os recursos indicados por emenda impositiva no orçamento público são de execução obrigatória, mas a destinação feita pelo parlamentar está classificada com o status de impedimento técnico na última atualização divulgada pela Subsecretaria de Emendas Parlamentares Municipais.
A realização da audiência, de acordo com o requerimento apresentado pelo parlamentar, vai possibilitar que a instalação das motofaixas seja debatida e melhor compreendida, considerando seus possíveis benefícios não apenas para motociclistas, mas para a mobilidade e segurança do trânsito na capital.
Convidados
Além de representantes da Sumob, BHTrans, categorias de classe e aplicativos de transporte, foram convidados ainda integrantes das Secretarias Municipais de Governo, Fazenda e Mobilidade Urbana para participarem do diálogo.
Superintendência de Comunicação Institucional