Câmara Cultural

O programa Câmara Cultural tem como objetivo difundir práticas e manifestações culturais relevantes para Belo Horizonte e sua população. A iniciativa de Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) pretende refletir e contribuir para a preservação da memória de Belo Horizonte e do seu patrimônio cultural em suas múltiplas formas.

A partir da valorização e da promoção da cultura, a CMBH cria mais uma forma de aproximação com os cidadãos e cidadãs que habitam ou que visitam a capital mineira, reforçando a missão do legislativo municipal como um dos pilares da democracia e da ampliação dos meios de participação política e do acesso à cultura na sociedade.

A CMBH atuou historicamente em prol da cultura belo-horizontina, por meio, por exemplo, da legislação de patrimônio cultural, de arquivos e na aprovação de leis que criaram equipamentos e políticas culturais em Belo Horizonte.

O funcionamento da casa legislativa da capital mineira demonstra a busca pela ampliação das discussões democráticas com debates que envolvem as mais diversas pautas e setores da sociedade.

A atuação cotidiana e presente do Poder Legislativo reforçou a liberdade de expressão e a possibilidade de participação direta dos munícipes na construção de políticas públicas.

Por meio da promoção da cultura, valorizamos todos os aspectos da vida política e social da nossa cidade. Por isso, o programa Câmara Cultural ampliará os espaços e instrumentos de diálogo na CMBH por meio de ações culturais, reforçando uma característica histórica da casa legislativa.

A implementação de ações de difusão das artes, da história local e do patrimônio cultural contribuirão para o fortalecimento das expressões e manifestações culturais em suas diversas linguagens e dimensões em Belo Horizonte e para potencializar a CMBH como espaço de todos e todas.

 

CONSELHO CURADOR 
GABRIEL
DÉBORAH FERNANDES AMARAL
ISABELLA FERNANDA SANTOS DIAS
YURI MELLO MESQUITA