Leonardo Ângelo e Diego Sanches revezam-se na presidência da comissão
Primeiro ano terá Leonardo Ângelo como presidente e Diego Sanches vice. Os dois invertem as posições a partir do início de 2026
Fotos: Tatiana Francisca/CMBH
Em reunião realizada nesta quarta-feira (5/2), a Comissão de Orçamento e Finanças Públicas decidiu dividir o comando do colegiado no biênio 2025/2026. Dois vereadores estreantes na Câmara Municipal de Belo Horizonte estarão à frente do grupo. Leonardo Ângelo (Cidadania) assume a presidência até o fim de 2025, com Diego Sanches (Solidariedade) como seu vice. As posições se invertem a partir de 2026. Também ficou decidido que as reuniões ordinárias da Comissão serão realizadas todas as sextas-feiras, às 10h, no Plenário Helvécio Arantes. Os encontros são abertos à participação popular e podem ser acompanhados presencialmente ou pelo canal da Câmara no YouTube.
Tanto a chapa quanto o revezamento na presidência foram aprovados por unanimidade pelo colegiado, que conta ainda com o vereador Arruda (Republicanos) e as vereadoras Marilda Portela (PL) e Trópia (Novo) como membros efetivos. Ao assumir a presidência, Leonardo Ângelo agradeceu a confiança dos colegas e assumiu o compromisso de ser “a voz da população na comissão”.
De olho nos recursos públicos
Além de acompanhar a execução do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG), que corresponde ao planejamento estratégico de médio prazo da administração pública municipal, a Comissão de Orçamento e Finanças Públicas trata de assuntos como os orçamentos anuais do Município e suas alterações; a aplicação dos recursos públicos e a dívida pública; as contas do prefeito e as contas da Mesa da Câmara. Também aborda temas como a atuação do poder público na atividade econômica; as normas sobre os impostos e as finanças municipais; e a compatibilidade dos projetos de lei e de outras proposições com o planejamento e as normas orçamentárias do Município.
Assista à íntegra da reunião.
Superintendência de Comunicação Institucional