MOBILIDADE URBANA

Braulio Lara estará à frente dos trabalhos, apoiado pelo estreante Rudson Paixão

Contrato de ônibus será principal desafio de Comissão no novo ano legislativo

terça-feira, 4 Fevereiro, 2025 - 15:00

Foto: Cristina Medeiros/CMBH

A nova Comissão de Mobilidade Urbana, Indústria, Comércio e Serviços se reuniu nesta terça-feira (4/2) para decidir a composição da presidência no biênio 2025-2026 e o cronograma de suas atividades. Braulio Lara (Novo) foi eleito novamente presidente e Rudson Paixão (Solidariedade) será o vice, ambos escolhidos por unanimidade. O grupo se reunirá semanalmente às quintas-feiras, às 13:30, no Plenário Helvécio Arantes, começando já no próximo dia 6. Os encontros são abertos à participação popular e também podem ser acompanhados pelo canal da Câmara no YouTube.

Braulio Lara agradeceu aos colegas pela confiança e relembrou suas participações anteriores na Comissão, dizendo que os membros sempre fizeram das reuniões um excelente ambiente para a discussão de pautas sobre mobilidade urbana, desenvolvimento econômico e transporte, buscando melhorar a vida do cidadão. O parlamentar declarou ainda que o principal desafio do grupo será o contrato do transporte público vigente, que foi assinado em 2008, com duração de 20 anos, e, portanto, vencerá em 2028. “Tudo que a gente não quer ver é um “Ctrl+c Ctrl+v” (copia e cola) do contrato e a cidade continuar passando pelos mesmos problemas”, afirmou o vereador.

Braulio completou dizendo que o objetivo é “uma discussão organizada, séria e com bastante antecedência para que Belo Horizonte saiba exatamente o que tem que fazer”. Ele citou ainda que o transporte precisa de integração com outros meios e com a região metropolitana, mencionando as obras de construção da segunda linha do metrô, que também estão agendadas para terminar em 2028. E, para finalizar, o presidente deixou “um recado” a todos os vereadores da Casa: que se unam à Comissão de Mobilidade Urbana para trazer discussões sobre esse assunto, sem criar grupos paralelos.

O vice-presidente, Rudson Paixão, disse que apesar de este ser seu primeiro ano como vereador, já foi delegado de trânsito e conhece bem os problemas do transporte público. Ele afirmou que pretende trazer as demandas do “cidadão da ponta, da base” e que o trânsito do município está caótico e difícil de trafegar. Rudson concordou que a Comissão tem pautas “extremamente relevantes” para este ano em relação ao transporte público urbano e que pretende aprender muito com os colegas na condução das reuniões.

Assista aqui à reunião completa.

Superintendência de Comunicação Institucional

1ª Reunião Extraordinária - Comissão de Mobilidade Urbana, Indústria, Comércio e Serviços