Venda de alimentos no entorno dos estádios será discutida em Comissão
"Barraqueiros" expulsos após reformas querem retornar ao local
Reforma expulsou vendedores de lanches do entorno dos estádios
A requerimento do vereador Leonardo Mattos (PV), a Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana fará audiência pública nesta quinta-feira (31/10) com a finalidade de discutir a definição de locais identificados e exclusivos para os vendedores de lanche em torno dos estádios Mineirão e Independência, a liberação de alvarás para a instalação de banquinhos e da venda de cerveja em dias de jogos e eventos, entre outros assuntos pertinentes. O encontro será às 13h, no Plenário Helvécio Arantes.
Desde a reforma dos estádios do município, com vistas à Copa das Confederações e à Copa do Mundo de 2014, barraqueiros e vendedores de lanches que atuavam nos arredores nos dias de eventos esportivos foram expulsos de seu entorno e aguardam uma posição do poder público sobre a possibilidade de retornar aos seus postos de trabalho.
Na ocasião da proibição das atividades, a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC), órgão do Ministério Público Federal (MPF), juntamente com a Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais (DPE-MG), recomendou ao governo estadual e à Prefeitura de Belo Horizonte a adoção de medidas em favor dessas famílias, que tinham sua principal fonte de sustento na venda de comidas, bebidas e produtos esportivos em dias de jogos.
De acordo com a Associação dos Barraqueiros do Entorno do Mineirão (ABAEM), muitas pessoas trabalhavam no local desde a fundação do estádio, em 1965. Desde que foram avisados de que teriam que sair da área, os ambulantes vêm tentando garantir um espaço de trabalho nos eventos esportivos da cidade.
Convidados
Representando o poder público, são esperados para o debate os secretários municipais de Meio Ambiente, Délio Malheiros; de Serviços Urbanos, Daniel Nepomuceno; e das regionais Leste e Pampulha, Elson Matos da Costa e Humberto Pereira de Abreu Júnior; e o diretor-presidente da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), Ramon Victor César. Para falar das demandas dos ambulantes, foram convidados representantes da Associação e dezenas de membros da categoria.
Superintendência de Comunicação Institucional