Comissão é favorável a PL que prevê banheiros químicos para deficientes
Eventos como feiras e espetáculos deverão contar com sanitários adaptados
A Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor apreciou, nesta quinta-feira (17/10), onze projetos de lei e aprovou onze requerimentos. Entre os projetos que tiveram parecer favorável emitido pela Comissão está o PL 431/13, de autoria do vereador Leonardo Mattos (PV), que obriga a instalação de banheiros químicos adaptados às necessidades de pessoas com deficiência nos eventos realizados no município. O relator da matéria, vereador Moamed Rachid, lembra que o Decreto 5.296, de 2 de dezembro de 2004, determina que a acessibilidade é condição para utilização, com segurança e autonomia, dos mobiliários e equipamentos urbanos por pessoa deficiente ou com mobilidade reduzida. Entretanto, segundo ele, Belo Horizonte ainda não atende à demanda por estruturas adequadas a deficientes físicos e, portanto, este projeto se constitui em um “relevante instrumento para ampliar as oportunidades de acesso às pessoas com deficiência”.
Outro projeto que dispõe sobre instalações sanitárias no município é o PL 521/13, de autoria do vereador Pedro Patrus (PT). Ele propõe que todos os centros comerciais, parques, estádios, cinemas, teatros, casas de shows, prédios públicos, entre outros locais com grande circulação de pessoas tenham, ao menos, um banheiro família destinado a crianças menores de dez anos. O relator do PL, vereador Moamed Rachid (PDT), propôs que a proposição fosse baixada em diligência à Secretaria Municipal Adjunta de Regulação Urbana, com o objetivo de obter esclarecimentos sobre a viabilidade da matéria. Entretanto, a Comissão rejeitou a diligência proposta por Rachid e designou o vereador Elvis Côrtes como o novo relator do projeto.
Já o PL 498/13, de autoria do vereador Antônio Torres “Gunda”, recebeu parecer contrário da Comissão. Ele tem o objetivo de tornar obrigatória a realização gratuita pelos hospitais públicos municipais de cirurgias de vasectomia e laqueadura de trompas em pessoas casadas. De acordo com a fundamentação do parecer apresentado pelo vereador Pedro Patrus (PT) já existe um vasto arcabouço legal no país a regular o tema, tornando desnecessária uma nova lei em âmbito municipal. Desta maneira, conforme aponta Patrus, os cidadãos já “podem requerer na rede pública de saúde o procedimento necessário para efetivar a esterilização pretendida”.
Possibilitar que deficientes auditivos assistam filmes nacionais com legenda nos cinemas da capital é o objetivo do PL 582/13, de autoria do vereador Coronel Piccinini (PSB). De acordo com o PL, os cinemas ficariam obrigados a exibir legendas em português nos filmes apresentados na língua pátria, ao menos uma vez por semana. A Comissão emitiu parecer favorável ao projeto.
Audiências Públicas
O requerimento do vereador Adriano Ventura (PT) para realização de audiência pública com o objetivo de discutir a repercussão da paralisação da obra do Hospital Metropolitano do Barreiro foi aprovado pela Comissão. De acordo com o parlamentar, “a interrupção das obras acarreta violação à dignidade da pessoa humana, com a precarização do direito ao tratamento médico hospitalar digno e com qualidade”. A audiência vai acontecer no dia 7/11, às 19h, na Escola Municipal Professora Isaura Santos, na Rua Hoffman, 80, Bairro Santa Cruz.
Já o vereador Marcelo Aro (PHS) requereu à Comissão a alteração da data da audiência pública que vai ocorrer no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora do Carmo com o objetivo de discutir a segurança pública no Bairro Sion. A reunião foi adiada para o dia 31 de outubro, quinta - feira, às 19 horas.
Confira as outras proposições apreciadas pela Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor na quinta-feira (17/10):
Requerimento 2006/2013- Turno único
AUTORIA: Vereador(a): Adriano Ventura; Pedro Patrus
ASSUNTO: Requer à Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor, nos termos do art. 76, §4º, da Lei Orgânica, c/c art. 48, II, do RI, seja encaminhado por meio da Mesa, ao Secretário Municipal de Governo, pedido de informação sobre a destinação da área em que atualmente se encontram os moradores das Comunidades Rosa Leão, Vitória e Esperança.
Aprovado
Requerimento 2007/2013- Turno único
AUTORIA: Vereador(a): Adriano Ventura; Pedro Patrus
ASSUNTO: Requer à Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor, nos termos do art. 76, §4º, da Lei Orgânica, c/c art. 48, II, do RI, seja encaminhado por meio da Mesa ao Secretário Municipal de Governo, pedido de informação sobre o acordo firmado entre a Prefeitura e os moradores das Comunidades Rosa Leão, Vitória e Esperança, cujos termos foram acordados em reunião que aconteceu na URBEL juntamente com as lideranças das comunidades citadas acima.
Aprovado
Requerimento 2008/2013- Turno único
AUTORIA: Vereador(a): Adriano Ventura; Pedro Patrus
ASSUNTO: Requer à Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor, nos termos do art. 48 do RI, seja realizada visita técnica às Comunidades Rosa Leão, Vitória e Esperança, para verificar a situação em que se encontram os moradores destas referidas áreas.
Aprovado
Requerimento 2009/2013- Turno único
AUTORIA: Vereador(a): Adriano Ventura; Pedro Patrus
ASSUNTO: Requer à Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor, nos termos do art. 130, I, do RI, seja encaminhada Indicação à Secretaria Municipal de Governo, sugerindo a suspensão do despejo das ocupações das comunidades Rosa Leão, Vitória e Esperança, para abertura de um processo de negociação envolvendo a Câmara Municipal de Belo Horizonte.
Aprovado
Requerimento 2010/2013– turno único
AUTORIA: Vereador(a): Adriano Ventura; Pedro Patrus
ASSUNTO: Requer à Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor, nos termos do art. 130, I, do RI, seja encaminha Representação à Polícia Militar de Minas Gerais, sugerindo que a Corregedoria deste órgão investigue a atuação dos policiais do GATE, na ocupação Vitória, vez que a presente Comissão recebeu denúncias dos moradores sobre violência cometida por este policiais.
Aprovado
Requerimento 2011/2013– TURNO ÚNICO
AUTORIA: Vereador(a): Adriano Ventura; Pedro Patrus
ASSUNTO: Requer à Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor, nos termos do art. 130, I, do RI, seja encaminhada Indicação à Secretaria Municipal de Governo sugerindo a abertura de uma mesa de negociação com as Comunidades Rosa Leão, Vitória e Esperança, para verificar a situação em que se encontram os moradores destas referidas áreas.
Aprovado
Requerimento 2012/2013– TURNO ÚNICO
AUTORIA: Vereador(a): Adriano Ventura; Pedro Patrus
ASSUNTO: Requer à Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor, nos termos do art. 131 do RI, seja encaminhada Representação ao Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, sugerindo o cumprimento de reintegraçaõ de posse das ocupações do Isidoro e que a CMBH seja comunicada para acompanhar as reuniões de mediação.
Aprovado
Requerimento 2013/2013- TURNO ÚNICO
AUTORIA: Vereador(a): Adriano Ventura; Pedro Patrus
ASSUNTO: Requer à Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor, nos termos do art. 130, I, do RI, seja encaminhada Representação ao TJMG, sugerindo que este atue no sentido da mediação do conflito que envolve as ocupações do Isidoro.
Aprovado
Requerimento 2014/2013- TURNO ÚNICO
AUTORIA: Vereador(a): Adriano Ventura; Pedro Patrus
ASSUNTO: Requer à Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor, nos termos do art. 131 do RI, seja encaminhada Representação ao TJMG sugerindo que este suspenda a ordem de despejo das ocupações do Isidoro, no sentido de abrir negociações para resolver o impasse com a Prefeitura de Belo Horizonte.
Aprovado
Projeto de Lei 220/2013- Primeiro turno
AUTORIA: Vereador(a): Joel Moreira Filho
EMENTA: Dispõe sobre a instalação de placas educativas destinadas a coibir a prática de dar esmolas a crianças e adolescentes, e dá outras providências.
RELATOR(ES): Pedro Patrus
CONCLUSÃO PARECER: Proposta de diligência
Aprovada diligência
Projeto de Lei 374/2013- Primeiro turno
AUTORIA: Vereador(a): Pablo César-Pablito
EMENTA: Dispõe sobre a regulamentação de cobranças pelo ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição de Direitos Autorais) nos eventos realizados no Município de Belo Horizonte, sem fins lucrativos, sem cobrança de ingresso e com finalidade filantrópica e dá outras providências.
RELATOR(ES): Pedro Patrus
CONCLUSÃO PARECER: Pela rejeição
Aprovado o parecer
Projeto de Lei 405/2013- Primeiro turno
AUTORIA: Vereador(a): Sérgio Fernando Pinho Tavares
EMENTA: Estabelece critérios para a formulação de indicadores sociais relativos à criança e o adolescente no município de Belo Horizonte.
RELATOR(ES): Pedro Patrus
CONCLUSÃO PARECER: Pela aprovação
Adiada a apreciação, nos termos do art. 74, VIII, do Regimento Interno.
Projeto de Lei 442/2013- Primeiro turno
AUTORIA: Vereador(a): Wellington Magalhães
EMENTA: Estabelece normas para consignações em folha de pagamento dos empregados e servidores públicos ativos, inativos e pensionistas do Município de Belo Horizonte.
RELATOR(ES): Moamed Rachid
CONCLUSÃO PARECER: Proposta de diligência
Aprovada diligência
Projeto de Lei 536/2013- Primeiro turno
AUTORIA: Vereador(a): Elaine Matozinhos
EMENTA: Institui concurso anual de redação entre os alunos da rede pública de ensino do município sobre a valorização do idoso.
RELATOR(ES): Elvis Côrtes
CONCLUSÃO PARECER: Pela aprovação
Aprovado o parecer
Projeto de Lei 552/2013- Primeiro turno
AUTORIA: Vereador(a): Pedro Patrus
EMENTA: Cria o Livro de Reclamações dos Consumidores e dá outras providências.
RELATOR(ES): Moamed Rachid
CONCLUSÃO PARECER: Proposta de diligência
Rejeitada diligência
Designação de novo relator: Vereador Elvis Côrtes.
Projeto de Lei 559/2013- Primeiro turno
AUTORIA: Vereador(a): Jorge Santos
EMENTA: Cria o Programa Municipal de Inclusão de Crianças e Jovens nas Academias da Cidade, no Município de Belo Horizonte.
RELATOR(ES): Pedro Patrus
CONCLUSÃO PARECER: Proposta de Diligência
Aprovada diligência
Projeto de Lei 572/2013- Primeiro turno
AUTORIA: Vereador(a): Alexandre Gomes
EMENTA: Estabelece prazo para início de atendimento a cliente em serviço notarial e de registro para autenticação de documento e reconhecimento de firma.
RELATOR(ES): Pedro Patrus
CONCLUSÃO PARECER: Pela aprovação
Aprovado o parecer
Projeto de Lei 595/2013- Primeiro turno
AUTORIA: Vereador(a): Pablo César-Pablito
EMENTA: Dispõe sobre o desconto, em folha, de doação de servidor municipal para entidade de assistência social.
RELATOR(ES): Pedro Patrus
CONCLUSÃO PARECER: Parecer não emitido
Perda de prazo
Superintendência de Comunicação Institucional