Funcionamento de radares de avanço de sinal será discutido por comissão
Tempo de permanência da luz amarela desrespeita regra do Denatran
Funcionamento de radares de avanço de sinal será discutido por comissão
A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário realiza audiência pública nesta segunda-feira (12/8), às 13h30, no Plenário Helvécio Arantes, para discutir funcionamento de radares de avanço de sinal. Segundo denúncia feita pelo jornal O Tempo, em 16 de maio de 2013, a permanência da luz amarela do semáforo é de apenas dois segundos, contrariando recomendação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). A reunião foi solicitada pelo vereador Joel Moreira Filho (PTC).
Belo Horizonte tem 39 detectores de avanço em funcionamento. Apenas nos três primeiros meses do ano, a infração por avanço de sinal foi registrada 31.886 vezes pelos equipamentos, segundo o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG). No entanto, motoristas alegam que o número elevado de autuações não se deve apenas à imprudência. Em muitos casos, a explicação dada por eles está no tempo reduzido entre a iluminação verde e a vermelha.
Não há lei que regulamente o tempo de permanência da luz amarela no semáforo. O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), no entanto, recomenda, em um manual dirigido aos órgãos de trânsito de todo país, que em vias com velocidade permitida de até 60 km/h, o tempo seja de pelo menos quatro segundos.
São esperados para o debate na Câmara o secretário municipal de Governo, Josué Costa Valadão, e o diretor-presidente da BHTrans, Ramon Victor Cesar.
Superintendência de Comunicação Institucional