DIREITOS HUMANOS

Aglomerado da Serra e empréstimo consignado serão temas de audiências

Aglomerado da Serra e empréstimo consignado serão temas de audiênciasO recente confronto entre moradores e policiais no Aglomerado da Serra será discutido em audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor. Outra reunião vai analisar os procedimentos do Banco BV Financeira em relação à quitação antecipada de empréstimos.

A morte de dois homens durante uma operação policial no Aglomerado da Serra no último sábado (19), seguida pelo conflito entre militares e moradores depois que ônibus foram incendiados, motivou a realização de uma audiência pública no dia 15 de março, às 10h, no Plenário Camil Caram da Câmara Municipal.

O vereador Leonardo Mattos (PV), que propôs a realização da reunião, considera que a análise do confronto deve ser estendida e aprofundada no sentido de revelar o relacionamento entre a polícia e as comunidades carentes em Belo Horizonte. “Queremos saber como têm sido as ações da polícia no Aglomerado e em outras regiões da cidade, traçando um panorama da política de segurança na cidade e discutindo experiências bem sucedidas com as unidades pacificadoras no Rio de Janeiro”, comentou.

Serão convidados para o debate representantes da Polícia Militar de Minas Gerais, Prefeitura de Belo Horizonte, moradores da Vila Cafezal e deputados estaduais envolvidos com o tema.

Empréstimo consignado

A denúncia de que o Banco BV Financeira estaria descumprindo normas e prazos envolvendo a quitação e a negociação de débitos será apurada em audiência pública no dia 24 de março, às 14h, no Plenário Juscelino Kubitschek. Serão convidados para a reunião, solicitada pelo vereador Cabo Júlio (PMDB), promotor de justiça do Procon Estadual e representante da BV Valores.