VISITA TÉCNICA

Parque Dona Clara, na Regional Pampulha, vai receber vereadores

Objetivo é verificar estado de conservação e manutenção do equipamento, situado no bairro homônimo

terça-feira, 2 Maio, 2017 - 19:00

Foto: Portal PBH

A Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana da Câmara Municipal realizará visita técnica ao Parque Dona Clara na próxima quinta-feira (4/5), com a finalidade de verificar a situação atual do espaço e o estado de conservação das benfeitorias, além de obras realizadas ou paradas no local. A atividade, requerida pelo vice-presidente do colegiado, Edmar Branco (PTdoB), deverá ser acompanhada por representantes da prefeitura, Regional Pampulha, Guarda Municipal, lideranças comunitárias e usuários, com início às 9h na portaria do parque, localizado à Rua Orozimbo Nonato, 674, esquina com Rua Rita Alves Castanheira.

Implantado em 1998 como medida de compensação ambiental de um empreendimento imobiliário na região, o Parque Dona Clara possui uma área aproximada de 29 mil m², próxima aos córregos do Onça e do Aeroporto. A área verde possui vegetação de gra­mí­neas e algu­ns espécimes de ár­vo­res e arbustos ornamentais, e a fauna é composta por pe­que­nas aves, roe­do­res e in­se­tos. Fun­cio­ná­rios relatam que, vez por ou­tra, po­dem ser vis­tos aves e ma­mí­fe­ros de mé­dio por­te, co­mo gar­ças, ga­viões, co­ru­jas e ca­pi­va­ras. Como opções de lazer, o parque oferece playground com brinquedos infantis, mesas de jogos e espaço de convivência, pista de caminhada e equipamentos de ginástica. O local abriga ainda o Campo de Futebol da Sociedade Esportiva São José Operário e instalações sanitárias.

A realização da visita técnica, de acordo com o requerente, se justifica pela necessidade de verificação das atuais condições do Parque Dona Clara, cuja reforma foi conquistada pela comunidade local no Orçamento Participativo 2009/2010, e o andamento de eventuais obras no interior do equipamento.

Para acompanhar os parlamentares, foram convidados os titulares ou representantes da Fundação de Parques Municipais, Coordenadoria da Regional Norte, Secretarias Municipais de Meio Ambiente, de Esportes e de Segurança Urbana e Patrimonial; Comando-Geral da Guarda Municipal e Sociedade Esportiva São José Operário. A atividade é aberta à participação de qualquer cidadão interessado.