Em debate, assistência farmacêutica da PBH na capital

Na audiência, será discutida a falta de medicamentos nos postos de saúde

sexta-feira, 25 Outubro, 2013 - 00:00

A Comissão de Saúde e Saneamento realizará, na próxima terça-feira (29/10), às 13h50, no Plenário Helvécio Arantes, audiência pública para discutir a política de assistência farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde em Belo Horizonte. Na audiência, requerida pelo vereador Dr. Nilton (PROS), será discutida a falta de medicamentos nos postos de saúde e a logística de distribuição.

A audiência foi motivada por demandas relativas a falta de medicamentos em todas as regiões da cidade, apresentadas ao vereador em seu gabinete e em reuniões com as comissões de saúde locais. Segundo o vereador, além da falta de medicamentos, pode estar havendo uma má distribuição desses fármacos, disponibilizados em algumas unidades, mas inexistentes em outras.

O objetivo é verificar que ações o Poder Público vem adotando para enfrentar o problema. Pretende-se, ainda, apurar se, com a implantação de parcerias público-privadas (PPPs), essa logística será operacionalizada por uma empresa privada, que será responsável por essa distribuição.

Após os debates, o vereador Dr. Nilton irá avaliar como a Câmara Municipal poderá contribuir para a assistência farmacêutica na cidade, buscando uma solução efetiva e viável para a populaçõão, por exemplo, por meio da elaboração de projetos.

Foram convidados para a audiência representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, da Gerência de Assistência, Gerência de Assistência Terapêutica, Farmácia de Manipulação, Gerências Distritais de Saúde Barreiro, Centro Sul, Leste, Nordeste, Noroeste, Norte, Oeste, Venda Nova e Pampulha, Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte e Conselhos Distritais de Saúde Barreiro, Centro Sul, Leste, Nordeste, Noroeste, Norte, Oeste, Venda Nova e Pampulha.