Audiência discutirá despejo no Conjunto Zilah Spósito

Movimentos populares e moradores questionam ação da PBH

terça-feira, 13 Dezembro, 2011 - 00:00

Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor realiza audiência na próxima quarta-feira (14/12), às 9h30, no Plenário Juscelino Kubistchek, com objetivo de obter esclarecimentos e debater a ordem de despejo contra alguns moradores do Conjunto Zilah Spósito, na região Norte de Belo Horizonte. O requerimento foi feito pelo vereador Adriano Ventura (PT).

De acordo com representantes de movimentos populares e alguns moradores, a ação da Prefeitura foi feita sem mandado judicial e de forma "questionável". Em nota publicada à imprensa, a PBH informou que todo o processo foi feito dentro dos procedimentos legais e a remoção ocorreu por tratar-se de uma área de risco.

No  dia 18 de novembro, o vereador e a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) visitaram o local para verificar como estão sendo assistidas as famílias que foram despejadas. “As denúncias de abuso na ação de despejo ao conjunto Zilah Spósito são graves e devem ser amplamente debatidas para que fique claro o que realmente aconteceu e como as famílias serão assistidas.”, afirmou Ventura.

Foram convidados para a audiência lideranças comunitárias do Conjunto Zilah Spósito, representantes da Prefeitura, Legislativo Estadual, Ministério Público, Polícia Militar e membros de movimentos ligados à luta pela moradia.