Higienização social da cidade para a Copa será discutida em audiência
Medidas incluem a remoção de moradores de rua e gradeamento de áreas sob viadutos
Moradores de rua seriam vítimas de medidas de "limpeza" por parte da prefeitura
Acolhendo requerimento do vereador Adriano Ventura (PT), a Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor vai realizar audiência pública nesta quinta-feira (17/11) com a finalidade de discutir a política de limpeza das ruas ou "higienização social" que estaria sendo implantada na capital com a proximidade da Copa do Mundo. O encontro será às 13h, no Plenário Camil Caram.
De acordo com o vereador, seu gabinete vem recebendo informações sobre a remoção compulsória de moradores de rua, que estariam sendo enviados para fora da cidade, além do recolhimento de pertences e a instalação de obstáculos como pedras e grades debaixo de viadutos e em outros locais normalmente utilizados por essas pessoas para dormir ou mesmo como moradia. A “limpeza” das ruas seria parte da preparação da cidade para receber os turistas na Copa do Mundo em 2014.
Para debater o assunto, foram convidados os secretários municipais de Educação, de Saúde, de Governo, de Políticas Sociais e adjunto de Direitos de Cidadania; o procurador-geral do Município, o subsecretário estadual de Políticas Sobre Drogas; a procuradora Regional dos Direitos do Cidadão e o Comandante da 1ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais.
Além dos representantes do poder público municipal e estadual, deverão comparecer à audiência organizações da sociedade civil voltados ao atendimento de pessoas em situação de rua como a Pastoral de Rua da Arquidiocese de Belo Horizonte, a Pastoral da Mulher Marginalizada, o Fórum Social de Saúde Mental e a Frente Anti-Prisional das Brigadas Populares.
Superintendência de Comunicação Institucional