Comissão aprova PL que amplia vagas para motos

O PL 1.890/11, que prevê lombadas eletrônicas com aviso sonoro, foi aprovado

terça-feira, 25 Outubro, 2011 - 00:00

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, transporte e Sistema Viário aprovou, em reunião realizada nesta terça-feira (25/10), projeto e pedido de diligência para elaborar parecer, ambos relacionados ao trânsito na capital.  O aumento de vagas para motos e mais transparência para a fiscalização dos radares da capital aprovados na reunião, agora, aguardam votação em primeiro turno.

De autoria do vereador Leonardo Mattos (PV), o PL 1.758/2011, dispõe sobre o aumento do número de vagas reservadas para o estacionamento de motos em qualquer área pública do município. O projeto amplia em pelo menos 30% o espaço reservado nos estacionamentos delimitados pela Bhtrans. Segundo o autor, a proposta visa especificar e delimitar o local para estacionamento de motos, evitando que estacionem entre veículos. A comissão aguarda o resultado da diligência para apreciar o projeto.

Radares

O projeto 1.890/2011, de autoria da vereadora Neusinha Santos (PT) e aprovado pela comissão, obriga o uso exclusivo de lombadas eletrônicas como radares de fiscalização de velocidade. O PL, além de prevê dispositivo digital que mostre a velocidade desenvolvida, propõe sinal sonoro como indicador de eventual infração.Segundo a parlamentar, a presente proposta tem o claro objetivo de definir critérios mínimos, para a instalação e localização de equipamentos eletrônicos de controle de velocidade.

Outros encaminhamentos

A Comissão também recebeu resposta do ofício enviado à Secretaria Municipal de Governo informando que o imóvel da Rua Santa Fé, no Bairro Sion, tem alvará ativo para funcionar como clínica psiquiátrica. Os vereadores irão encaminhar cópia do ofício aos moradores do bairro, enquanto aguardam os estudos que estão sendo feitos pela Sudecap e BHtrans para melhorias no trânsito na Rua Patagônia.

Para o vereador Preto (DEM), presidente da Comissão, os vereadores continuam dando sequência aos trabalhos sobre melhorias no trânsito e já solicitaram outras duas audiências públicas para dar satisfações sobre solicitações feitas por moradores nos bairros Sion e Serra Verde. Também participaram da reunião os vereadores Gunda (PSL), Silvinho Resende (PT) e Paulo Sergio “Paulinho Motorista” (PSL).