TRANSPORTE PÚBLICO

Audiência discute problemas em linha de ônibus

segunda-feira, 4 Outubro, 2010 - 21:00
Audiência discute problemas em linha de ônibusDiscutir problemas na linha 102, que faz o trajeto Av. Nossa Senhora de Fátima/Hospital Evangélico foi o objetivo da audiência pública realizada pela Comissão de Desenvolvimento Econômico no dia 5 de outubro. A audiência foi presidida pelo vereador Paulinho Motorista (PSL), que solicitou à BHTrans cópias de estudos técnicos, já produzidos, sobre como melhorar o transporte coletivo na região.

Uma linha que não atende a demanda da comunidade; longos períodos de espera nos pontos de parada; falta de abrigos nos pontos; ônibus que não fazem todo o trajeto necessário, obrigando as pessoas a fazerem boa parte do caminho a pé; ônibus que descumprem parte do itinerário; elevadores para cadeirantes que não funcionam e motoristas que se recusam a parar ao sinal dos usuários. Essas foram algumas das denúncias feitas por moradores da região do Aglomerado da Serra que estiveram presentes à audiência.

De acordo com o vereador Paulinho Motorista, o objetivo da audiência foi facilitar uma negociação entre os órgãos competentes para que se aumente o número de carros nas linhas que atendem o Aglomerado da Serra.

Motorista acredita que uma das causas do problema seja o fato de muitos moradores desapropriados pelo programa Vila-Viva terem sido reassentados na avenida Cardoso, no Aglomerado da Serra, o que teria comprometido o transporte na região.

O representante da BH Transportes (consórcio que atua na região), Aureliano Cardoso, orientou os moradores a entrar em contato com a empresa e denunciar as irregularidades. Sobre os elevadores danificados, Aureliano informou que a empresa teve um problema interno, no final de 2009, e por isso a manutenção ficou aquém do esperado.

O gerente de transporte informou que já foram feitos treinamentos com cobradores para que saibam operar o equipamento e afirmou que os motoristas devem, obrigatoriamente, conferir o funcionamento dos elevadores antes de sair para a primeira viagem.

Estudo técnico

Segundo o analista de transporte e trânsito da BHTrans, Humberto de Oliveira, já foi feito estudo técnico para melhoria do atendimento aos usuários dessa região, mas ainda faltam algumas definições.

De acordo com o analista, o longo espaço de tempo entre viagens de que reclamam os moradores deve-se a uma demanda maior na avenida Nossa Senhora de Fátima. Oliveira informou também que foi feita pesquisa de movimentação no aglomerado, nas linhas 102, 103 e 107.

O vereador Paulinho Motorista solicitou cópia do estudo para que possa passar informações concretas à comunidade. “Os estudos são feitos, mas a comunidade não toma conhecimento disso”, ressaltou o parlamentar.

Outra representante da BHTrans, Raquel Salum, reconheceu que a reivindicação dos abrigos nos pontos de ônibus é legítima e que será encaminhada à empresa.

O gerente de transportes Aureliano Cardoso se comprometeu a enviar à comunidade do aglomerado da Serra um panfleto explicativo com os horários das linhas e telefone para reclamações.

Assista a edição compacta da reunião

Responsável pela Informação: Superintendência de Comunicação Institucional.