CIDADANIA HONORÁRIA

Pier Giorgio Senesi recebe homenagem da Câmara

Pier Giorgio Senesi recebe homenagem da Câmara Pier Giorgio Senesi recebeu o Título de Cidadania Honorária, por iniciativa do vereador Paulo Sérgio ‘Paulinho Motorista’(PSL), durante reunião solene realizada no dia 27 de março, no Plenário Amynthas de Barros, sob presidência do vereador Paulo Lamac (PT), líder do governo na Casa.

domingo, 11 Abril, 2010 - 21:00
Pier Giorgio Senesi recebe homenagem da Câmara Pier Giorgio Senesi recebeu o Título de Cidadania Honorária, por iniciativa do vereador Paulo Sérgio ‘Paulinho Motorista’(PSL), durante reunião solene realizada no dia 27 de março, no Plenário Amynthas de Barros, sob presidência do vereador Paulo Lamac (PT), líder do governo na Casa.

O vereador autor da homenagem contou que Pier Senesi nasceu em Follonica, Itália, e veio para o Brasil ainda jovem, em busca de trabalho. Em sua trajetória, destacou-se por ser uma pessoa provida de muita inteligência e de humildade na conduta de sua vida profissional e pessoal. Ainda conforme o parlamentar, Pier contribuiu em muito para a melhoria da educação, do meio ambiente e na atividade social, tendo atuado ativamente para a fundação de uma biblioteca pública municipal em Frutal, Minas Gerais.

O filho do homenageado, Pier Giorgio Senesi Filho, secretário de Administração da Regional Leste, deu um depoimento emocionado sobre o pai, caracterizando-o como uma pessoa sempre feliz e disposta a agir em prol de terceiros. Rememorou a vinda do pai para o Brasil, quando aportou em Santos, em 1955, e foi acolhido pelo sogro, também um descendente italiano. Também falou de sua mãe, primeira esposa do homenageado, que muito incentivou o pai a estudar e se formar em Matemática, superando dificuldades culturais e econômicas.

Pier Senesi Filho contou que o pai dele ingressou na Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA) no ano de 1972. Em 1986, os pais se transferiram para Belo Horizonte com a família. Em nome dos filhos, ele enalteceu os ensinamentos paternos, que valorizaram a formação moral e ética, e por fim agradeceu ao pai pela educação e pelos ensinamentos recebidos, todos direcionados para a realização do bem, e mencionou dizeres do pai, que sempre afirmou não bastar a um homem comportar-se de modo moral e honesto, mas que ele deveria posicionar-se de modo verdadeiro diante das pessoas.

Exemplo de conduta

O coordenador do Departamento dos Aposentados e Pensionistas do Saneamento do Estado de Minas Gerais, Waltency Teófilo José de Souza, referiu-se ao homenageado como um exemplo de conduta a ser seguido, afirmando que Pier Giorgio Senesi sempre mostrou preocupação em lutar pelos direitos das pessoas. Lembrou que o assim que chegou ao Brasil, vindo da Itália, o homenageado trabalhou como marceneiro, tendo sido o primeiro coordenador eleito pelo Departamento dos Aposentados e Pensionistas do Saneamento do Estado de Minas Gerais.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da COPASA, José Maria dos Santos, explicou que Pier Giorgio Senesi foi responsável por vários projetos de saneamento na empresa, dos quais mantém registro de patente em seu nome. Destacou, também, que sua participação no Sindicato se confunde com a história da entidade, por tê-la dirigido por vários mandatos e por ter se dedicado tanto a proteger o trabalhador contra riscos relacionados ao trabalho.

O homenageado preferiu não discursar, mas sim contar uma fábula do Império Romano: um cristão foi colocado em uma arena para ser comido por um leão. Quando o animal foi solto, o cristão conseguiu dizer algo no ouvido do leão, que acabou desistindo de atacar o homem, dirigindo-se para um canto da arena. Pressionado pelos romanos que estavam na plateia, que diante da inusitada cena quiseram ver o cristão livre, o imperador inquietou-se e declarou que atenderia ao pedido do povo, desde que o cristão lhe contasse o que tinha dito para que o leão não o comesse. Foi então que o imperador ouviu do cristão a seguinte frase: “Se você me comer, vai ter discurso de Sua Majestade”.

Estiveram presentes na reunião a esposa do homenageado, Rita de Cássia Maciel Gomes Senesi; a presidente da Câmara Municipal de Frutal (MG), vereadora Maíza Sgnorelli Nunes; e os netos do homenageado, Fernando Luis e Senesi e Maria Giulia.

Informações na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/1445).