CIDADANIA HONORÁRIA

Câmara homenageia morador do Barreiro

Câmara homenageia morador do Barreiro A Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) entregou, no dia 30 de novembro, o Título de Cidadania Honorária a João dos Reis Vilaça. A reunião solene, solicitada e    presidida pela vereadora Luzia Ferreira (PPS), presidente da Casa, foi realizada no Plenário Amynthas de Barros e acompanhada por cerca de 50 pessoas.

domingo, 29 Novembro, 2009 - 22:00
Câmara homenageia morador do Barreiro A Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) entregou, no dia 30 de novembro, o Título de Cidadania Honorária a João dos Reis Vilaça. A reunião solene, solicitada e    presidida pela vereadora Luzia Ferreira (PPS), presidente da Casa, foi realizada no Plenário Amynthas de Barros e acompanhada por cerca de 50 pessoas.

Seu João Vilaça, como é conhecido, recebeu a homenagem pela sua trajetória de dedicação em favor de causas sociais pela comunidade do Barreiro. Aos 76 anos, mesmo com deficiência visual adquirida após uma cirurgia realizada há cerca de três anos, continua trabalhando pelo bairro.

Luzia Ferreira explicou que o título é entregue a pessoas que não nasceram em Belo Horizonte, mas vivem na cidade e contribuem para o seu desenvolvimento. “O trabalho do seu João Vilaça, a sua dedicação por aquilo que é público, moveu a entrega desse título que orgulha Belo Horizonte, feita por muitas mãos simples”, disse a parlamentar.

A vereadora citou as lições cristãs de São Francisco de Assis, madre Tereza de Calcutá e irmã Dulce, “exemplos de altíssimo grau do sonho do amor cristão, que pode se realizar no cotidiano das pessoas comuns, com atos contínuos de suprema bondade. Seu João faz de seus dias um exercício de amor à comunidade do bairro onde mora. Uma prova de amizade, compaixão, alegria, solidariedade e esperança aos seus familiares, amigos e vizinhos”, finalizou.  

Nascido em Crucilândia, interior de Minas Gerais, João dos Reis Vilaça tem seis filhos, oito netos e uma bisneta. Trabalhou na Mannesmann alguns anos e passou para a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), onde ficou até aposentar-se.
 
Católico praticante, João Vilaça é membro da Paróquia Cristo Redentor e da Irmandade São Vicente de Paula, além de participar dos trabalhos da Congregação Mariana. Faz parte da Pastoral de Saúde da região do Barreiro e da Comissão Local do Centro de Saúde Barreiro de Cima, além de integrar a Associação de Voluntários Pró-Saúde e Vida Mãos Amigas, que há 14 anos atua no Hospital Júlia Kubitscheck.

Rute Lima, moradora do bairro, revelou que, mesmo com as dificuldades por conta das limitações visuais, “o seu João é o primeiro a chegar nas  reuniões semanais da comissão do Centro de Saúde. A homenagem é merecida porque ele sempre se doou muito para a comunidade”.  

A gerente do Distrito Sanitário do Barreiro, Maria Inês Oliveira, disse que o homenageado é uma importante liderança do bairro e participa ativamente das discussões em busca de melhorias para a saúde da população. 

Emocionado, João Vilaça agradeceu o reconhecimento de todos e disse estar maravilhado com a surpreendente homenagem. “Desde os sete anos eu já reconhecia a necessidade de ajudar os menos favorecidos. Hoje, sou um cego como qualquer outro, mas muitos ainda precisam descobrir aquilo que todos nós temos para doar. Para mim, a finalidade da vida é nascer e viver para o bem estar dos nossos irmãos”, contou.

Compareceram à reunião a esposa do homenageado, Zezina José do Amaral, e seus filhos, Wilton, Geraldo, Marlene e Antônio; Leonardo Couto, administrador da Regional do Barreiro; Denise Passos, gerente do Centro de Saúde do Barreiro de Cima; Ronaldo dos Reis, coordenador da Comissão Local do Centro de Saúde Barreiro de Cima; Geralda Carvalho, presidente do Conselho de Saúde do Hospital Júlia Kubitscheck; Efigênia dos Santos Xavier, presidente da Associação de Voluntários Mãos Amigas do Hospital Júlia Kubitscheck; e Rute Chagas Diniz, secretária-geral da comissão local, representante da Paróquia Cristo Redentor, entre outros.

Informações na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/1445).