FEIRA HIPPIE

Feira Hippie é Homenageada na Câmara de BH

Feira Hippie é Homenageada na Câmara de BH Feira Hippie é homenageada na Câmara Municipal de Belo Horizonte – CMBH, no dia 3 de julho, às 20:00h, com Diploma de Honra ao Mérito.
segunda-feira, 13 Julho, 2009 - 21:00

À Feira de Arte, Artesanato e Variedades da Avenida Afonso Pena recebeu a homenagem em nome da Presidente da Associação da Feira, Vera Lúcia Dias dos Santos, por indicação da Presidente da CMBH, vereadora Luzia Ferreira (PPS) e a reunião foi presidida pelo vereador Hugo Thomé (PMN) e  aconteceu no Plenário Amynthas de Barros.

Algumas mensagens enviadas por autoridades em congratulações à Feira de Arte, Artesanato e Variedades e aos expositores foram lidas. Os remetentes destas mensagens foram o Presidente da Assembléia Legislativa de Minas Gerais - ALMG -, Deputado Alberto Pinto Coelho (PP), e o Vice-Prefeito de Belo Horizonte, Roberto Carvalho (PT).

O Presidente da reunião, Hugo Thomé, agradeceu à Vereadora Luzia Ferreira o convite,  e destacou a importância da Feira Hippie. “Esta homenagem cumpre por meio deste ato a importância que a Feira homenageada tem para a Cidade de Belo Horizonte” concluiu o vereador.
História da Feira
Segundo a presidente da Câmara, Luzia Ferreira,“em seus 40 anos de existência, desde a sua criação, a origem da Feira foi baseada em movimentos semelhantes desenvolvidos no continente europeu, especialmente na França” e a vereadora contextualizou; “O período histórico de fundação desta iniciativa se deu nos tempos do denominado (Movimento Hippie) da década de 70. Ela se localizava em sua origem na Praça da Liberdade, em 1969, com grande influência de artistas, sendo eles, pintores, escultores, artesãos entre outros. O artesanato aliou-se aos trabalhos de arte que eram expostos à venda na Praça da Liberdade. Por razão do apelo comercial que ganhou e a dimensão que atingiu a Feira Hippie mudou-se para a Avenida Afonso Pena. Atualmente a Feira gera mais 11.000 empregos diretos, 20.000 empregos indiretos,  e conta ainda com 2.404 expositores. Além de receber milhares de turistas e visitantes locais, a Feira de Arte, Artesanato e Variedades da Avenida Afonso Pena, desde sua fundação, engrandece a Cidade de Belo Horizonte”.

Por fim a vereadora destacou o papel importante desenvolvido por artistas, produtores, Prefeitura de Belo Horizonte e todos aqueles que concorrem para o sucesso da iniciativa homenageada.

Vera Lúcia Dias dos Santos, Warney Gomes, Apolo Costa e Alan Vinicius que receberam os pergaminhos das mãos da autora de indicação.

Vera Lúcia Dias dos Santos agradeceu ao povo de Belo Horizonte, aos vereadores da CMBH e, em especial à Vereadora Luzia Ferreira a homenagem prestada.

Warney Gomes expressou a sua satisfação pelo reconhecimento que a CMBH. “Estou muito satisfeito por poder desenvolver meu trabalho em um espaço tão privilegiado para mim e para Belo Horizonte” afirmou ele.

Apolo Costa saudou todos os presentes e também expressou todo o sentimento de gratidão que possui pela Feira e destacou que a Vereadora Luzia Ferreira foi especial em seu discurso e agradeceu o apoio sempre apresentado pelo Vereador Hugo Thomé à Feira.

Alan Vinicius acrescentou, “a Feira de Arte, Artesanato e Variedades da Avenida Afonso Pena extrapolou todas as expectativas iniciais. Os valores pessoais e culturais dos 2.404 expositores foram agregados à Feira que atrai tantos turistas de Minas Gerais, bem como de outros estados brasileiros e países. Enalteço aqui meu simples sentimento, dedicado e envolvido com aqueles que desenvolvem os seus trabalhos na Feira. Agradeço aos parceiros que foram contribuindo com suporte e especialmente aqueles fazem parte do Poder Público Municipal, entre outros”.

Alan apontou ainda a recém aprovada Lei Complementar Federal do Micro Empreendedor Individual – a MEI 128/08, como oportunidade de geração de crescimento individual e de negócios daqueles que fazem parte da Feira homenageada.

A lei institui um novo modelo de contribuição que pretende beneficiar os empreendedores informais com faturamento de até R$ 36 mil por ano e que tenha até um empregado. A previsão é que a medida vá beneficiar 11 milhões de empreendedores, dentre eles os feirantes.

O Secretário de Administração Regional Municipal Centro Sul, Fernando Viana Cabral comentou o significado dos 40 anos de existência da Feira.

“O cenário em que se encontrava a Cidade quando a Feira foi criada se mostrava mais bucólico. Não havia a violência e a insegurança atuais, naquela Belo Horizonte que assistia ao início de aceleração de seu desenvolvimento. A Capital passou por mudanças nestes últimos 40 anos em que sobreviveu, persistiu e também se afirmou a iniciativa da Feira.”

Estiveram presentes na solenidade vários expositores e feirantes e fizera parte da mesa da reunião o vereador Fred Costa (PHS); o Vereador João Bosco Rodrigues - João da Locadora (PT); o Diretor Presidente da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte – BELOTUR -, Julio Ribeiro Pires; o Secretário Municipal Adjunto de Governo, Geraldo Antônio Lage Pessoa; o Presidente da Associação Casa do Artesão, Warney Gomes e o Presidente da Federação Mineira dos Artesãos – FEMEART – Apolo Costa; o Coordenador da Associação dos Expositores da Feira de Arte, Artesanato da Avenida Afonso Pena, Alan Vinícius.

Informações no Gabinete do vereador Hugo Thomé (3555-1128/1211) e na Superintendência de Comunicação Intitucional (3555-1105/1445)