Reclamações de trabalhadores da SLU serão tema de debate na Câmara
Valor de salários e auxílio-alimentação, terceirização e precarização das condições de trabalho estarão em pauta
Servidores e empregados públicos efetivos se queixam da terceirização e desvalorização da carreira (Foto: PortalPBH)
As condições de trabalho e a remuneração dos trabalhadores da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), responsáveis pela coleta, transporte e destinação final do lixo na capital, serão debatidas em audiência da Comissão de Administração Pública na próxima quarta-feira (25/5). Salários achatados, baixo valor do auxílio-alimentação e insalubridade são algumas das reclamações da categoria, que desencadearam uma greve no final do ano passado. Requerido pelo vereador Gilson Reis (PCdoB), o encontro será às 13h30, no Plenário Helvécio Arantes.
Ao longo dos últimos anos, de acordo com o Sindicato dos Servidores Públicos de Belo Horizonte (Sindibel), que representa os garis, os auxiliares, os oficiais, os motoristas e todos os demais trabalhadores efetivos da SLU, a autarquia vem sofrendo um processo de precarização e terceirização. Segundo divulgação do sindicato, mais de 80% da estrutura e serviços da SLU se encontra atualmente nas mãos de empreiteiras. Criada em 1973, a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) é a responsável pela elaboração, controle e execução de programas e atividades voltados para a limpeza urbana de Belo Horizonte.
Em apoio aos servidores municipais, no intuito de garantir melhores salários, condições de trabalho, benefícios e respeito aos direitos conquistados, o vereador Gilson Reis (PCdoB) explica que a intenção é "criar uma nova oportunidade para o diálogo entre a categoria e a Administração Municipal, no intuito de buscar soluções que não prejudiquem os trabalhadores e os usuários do serviço".
Convidados
Para tomar parte no debate, o vereador solicitou que fossem convidados o secretário municipal de Governo, Vítor Mário Valverde; o de Planejamento, Orçamento e Informação, Bruno Leonardo Passeli, e a Adjunta de Gestão Administrativa, Soraya de Fátima Mourthé Marques Lage; e o superintendente da SLU, Custódio Antônio de Mattos. Representando os trabalhadores, são aguardados os presidentes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte (Sindibel), Israel Arimar de Moura; da Central Única dos Trabalhadores (CUT- MG), Beatriz da Silva Cerqueira; e da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-Minas), Marcelino Orozimbo da Rocha.
O encontro é aberto à participação de todos os cidadãos interessados e pode também ser acompanhado pela TV Câmara, no portal da Casa ou pelo aplicativo CMBH Ao Vivo.
Superintendência de Comunicação Institucional