Alta nos aluguéis precariza trabalho de lojistas no Shopping Xavantes
Problemas administrativos têm esvaziado centros de comércio e levado camelôs à informalidade
Alta nos aluguéis precariza trabalho de lojistas no Shopping Xavantes. Imagem: Google Maps
Criado nos últimos anos para contribuir com o processo de remanejamento dos camelôs e toreros da região central de Belo Horizonte, o Shopping Xavantes é um dos seis centros de comércio popular instalados na cidade. Administrado inicialmente pela prefeitura, o shopping já não está sob gestão do Executivo, o que estaria deixando os lojistas em situação de fragilidade econômica e insegurança jurídica. Aumentos abusivos nos aluguéis e falta de acesso aos contratos estão entre as questões a serem debatidas em audiência pública, da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, a ser realizada na próxima segunda-feira (14/9), às 18h, no Plenário Camil Caram.
Autor do requerimento para a audiência, o vereador Gilson Reis (PCdoB), explica que a situação estaria ocasionando uma reversão das conquistas iniciais dos comerciantes. Retirados das ruas e incluídos no mercado formal, os lojistas estariam voltando à informalidade, deixando as lojas e retornando ao comércio ambulante. Conforme o parlamentar, o objetivo da reunião seria contribuir para a mediação desse diálogo entre os lojistas, a prefeitura e a administração do shopping.
Convidados
São esperados para a audiência o secretário municipal de Desenvolvimento, Eduardo Prates Octaviani Bernis; o secretário municipal Adjunto de Desenvolvimento Econômico, Júlio Onofre Mendes de Oliveira; o diretor do Shopping Xavantes e representantes dos lojistas.
Superintendência de Comunicação Institucional