Moradores do Beco do Padeiro vão discutir destino de suas moradias
Construção de obra viária no local poderia levar ao desalojamento de famílias
A possibilidade de remoção das famílias que vivem no chamado Beco do Padeiro, situado no Bairro Califórnia, região Noroeste da capital, será debatida em audiência pública na Câmara de BH, na próxima quinta-feira (10/9). Requerida pelo vereador Adriano Ventura (PT), a reunião será promovida pela Comissão de Direitos Humanos de Defesa do Consumidor, às 9h, no Plenário Camil Caram.
Em 2011, os moradores do Beco do Padeiro foram notificados por construção irregular, quando a Prefeitura, por meio da Gerência Regional de Regulação Urbana Noroeste, decidiu pela remoção das ocupações, situadas em terreno público. Na oportunidade, as famílias reivindicaram a legitimação de posse por meio de ação judicial. Hoje, o que ameaça a ocupação é a possibilidade da construção de uma avenida sanitária no local.
Diante disso, os moradores reivindicam respostas do poder público, no intuito de discutir as alternativas para o impasse, seja por meio da garantia do direito à permanência ou através da apresentação de propostas para a remoção/desapropriação. Segundo Adriano Ventura, que propôs a audiência, o objetivo da reunião é debater a situação do local, avaliar propostas do poder público e verificar se o projeto de construção da avenida respeita o direito à moradia da comunidade.
Foram convidados para a audiência, dentre outros, moradores do local, representantes da Secretarias Municipais Adjuntas de Regulação Urbana e de Administração Regional Nordeste; da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura; da Procuradoria-Geral do Município; da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap); da Copasa e da Defensoria de Direitos Humanos.
Superintendência de Comunicação Institucional