Suplentes são recebidos por presidente e diretores da CMBH
Na véspera de tomarem posse na Câmara Municipal de Belo Horizonte, sete novos parlamentares participaram de um café da manhã com o presidente da Casa, vereador Léo Burguês (PSDB).
Na véspera de tomarem posse na Câmara Municipal de Belo Horizonte, sete novos parlamentares participaram de um café da manhã com o presidente da Casa, vereador Léo Burguês (PSDB). Os suplentes também conheceram a estrutura e o funcionamento de cada diretoria da Instituição, e falaram das expectativas para o início dos trabalhos.
Carlúcio Gonçalves (PR), Heleno (PHS), Joel Moreira (PTC), Márcio Almeida (PRP), Silvia Helena (PPS), Tarcísio Caixeta (PT) e Toninho Pinheiro da Vila Pinho (PTdoB) assumem, no dia 1º de fevereiro, cadeiras deixadas por vereadores eleitos deputados nas eleições de 2010. A renovação do Legislativo Municipal é considerada positiva pelo presidente Léo Burguês e, segundo ele, revela o reconhecimento da população de Belo Horizonte, que aprovou nas urnas sete vereadores para mandatos na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados.
As atribuições e os serviços das diretorias da CMBH – Legislativo, Administração e Finanças e Recursos Humanos –, além da Superintendência de Comunicação, da Escola do Legislativo e do Núcleo de Cidadania, foram apresentados aos novos integrantes do Parlamento. O diretor geral da Casa, José Lincoln Magalhães, disse que o apoio do corpo de funcionários potencializa o trabalho dos vereadores e favorece a conquista de bons resultados.
Joel Moreira parabenizou a iniciativa da presidência de promover a integração entre os parlamentares que estão chegando e a instituição. “Essa confraternização ajuda no entrosamento com os demais vereadores e com o exercício da atividade legislativa”, comentou.
Os novos vereadores têm a missão de legislar sobre temas importantes para a cidade e fiscalizar as ações do Executivo nos próximos dois anos. “Interlocutor do cidadão na sociedade democrática, o vereador representa milhares de votos e, com isso, anseios de uma cidade com mais de 2,4 milhões de habitantes”, destacou Carlúcio Gonçalves.
Assista a vídeo do evento
Frentes de Trabalho
A primeira reunião plenária do ano, dia 1º de fevereiro, será aberta às 15h com a posse dos novos representantes que já começam a discutir e votar 59 projetos de lei em pauta. Entre os estreantes e os que acumulam experiências de mandatos anteriores, todos reconhecem que a atividade parlamentar tem um desafio comum: contribuir para a condução de políticas públicas que atendam demandas da população e melhorem sua qualidade de vida.
Toninho Pinheiro promete “trabalhar para o povo”, desenvolvendo projetos sociais voltados para a população carente da região do Barreiro, onde mora há 22 anos. A área social também será o foco de Marcio Almeida, que atua em favor das necessidades de famílias de baixa renda do bairro União. O trabalho em prol de populações em situação de vulnerabilidade social vai ocupar ainda a suplente Silvia Helena, que pretende travar “luta intransigente” pelos direitos humanos.
A expectativa de Heleno em relação aos próximos dois anos de mandato é aproveitar o momento especial vivido pelo país e pela capital com a aproximação da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016. “Vamos canalizar os investimentos para obras de infraestrutura que beneficiem a cidade e para projetos que incentivem a prática de esportes nas escolas, de forma que as melhorias sejam duradouras”, comentou o futuro vereador.
Já Tarcísio Caixeta volta ao Legislativo da capital como líder do prefeito Marcio Lacerda, depois de ocupar cargos importantes no Executivo. Como articulador do governo municipal, ele promete ouvir divergências e construir consensos.
Reunião Solene
Às 19h30 do dia 1º será realizada uma reunião solene para marcar a posse dos vereadores. A reunião será realizada no plenário Amynthas de Barros.
Responsável pela Informação: Superintendência de Comunicação Institucional.