Notícias

Núcleo de Cidadania promove palestra para jovens

Núcleo de Cidadania promove educação financeira para jovensO Núcleo de Cidadania da Câmara Municipal de Belo Horizonte ministrou, no dia 13 de abril, a palestra “Cuide do Seu Bolso, Jovem!”, na Missão Ramacrisna, organização voltada para projetos de bem estar social, educacionais e de capacitação profissional para jovens.

Núcleo de Cidadania promove educação financeira para jovensO Núcleo de Cidadania da Câmara Municipal de Belo Horizonte ministrou, no dia 13 de abril, a palestra “Cuide do Seu Bolso, Jovem!”, na Missão Ramacrisna, organização voltada para projetos de bem estar social, educacionais e de capacitação profissional para jovens.

A palestra faz parte de um projeto de capacitação profissional de 48 jovens, entre 18 e 30 anos, que participaram de 200 horas-aula de educação nas áreas de alimentos e bebidas. A programação inclui ainda cursos sobre ética e cidadania, alcoolismo, língua inglesa, marketing pessoal, técnica de vendas e finanças pessoais.

A maioria dos jovens contemplados no projeto estão cursando o ensino médio e estão desempregados. A expectativa é de que, após o curso, muitos consigam trabalho, com salários entre 800 e 2 mil reais, como explica Adriana Fileto, educadora financeira do Núcleo de Cidadania.

Fileto ressaltou a importância de promover a educação financeira dos jovens, evitando a armadilha das dívidas. “A massificação do crédito, a publicidade, o baixo nível de escolaridade e a falta de educação financeira dos brasileiros têm contribuído para o superendividamento da população e em especial dos jovens, pois pesquisas revelam que a inadimplência entre jovens até 30 anos dobrou, nos últimos dois anos”, disse a educadora.

Missão Ramacrisna

A Missão Ramacrisna, fundada há 52 anos pelo Professor Arlindo Correa, já beneficiou mais de 30 mil pessoas por meio de diversos projetos de promoção de bem estar social, educação, capacitação profissional, cultura, educação ambiental, entretenimento e esportes para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.  A sede da entidade fica na Rua Rio Casca, 387, no bairro Carlos Prates.

Núcleo de Cidadania

Desde 2006, o Núcleo de Cidadania tem realizado os seguintes trabalhos relacionados à educação para o consumo e sustentabilidade, em instituições públicas e ONGs :
• Campanha Viva Sem Dívidas (2006); 
• Elaboração das cartilhas educativas, entre 2006 e 2009, “Viva sem dívidas”; “Cuide do seu bolso e do Planeta Já !” e “Felicidade sem dívidas”; 
• Dia do Voluntariado (Dia V), em 2008 e 2009;
• Palestras sobre consumo consciente (Ministério Público Estadual, Advocacia Geral da União, EMATER-MG e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais), em 2008;
• Palestra “Natal Sustentável e Feliz” para os garis da SLU, sob diversos viadutos de BH (2009);
• Palestras e oficinas sobre educação financeira (Associação dos Moradores da Vila Acaba Mundo, Companhia Urbanizadora – URBEL, ONG Dijori, SLU e PROCON-BH), entre 2006 e 2009;
• Consultorias econômicas entre 2007 e 2010 (Ministério Público Estadual/PROCON); e
• Publicação do artigo “Práticas abusivas dos financiamentos ditos sem juros”, em parceria com Dr. Marcos Tofani, Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, na Revista de Direito do Consumidor, em 2008.

Adicionalmente, o Núcleo de Cidadania desenvolveu, em 2007, em parceria com a Divisão de Informática da CMBH, uma planilha financeira de liquidação antecipada para auxiliar consumidores a saldarem suas dívidas antes do final do contrato. Em 2008, o Núcleo também participou do Programa “Consumidor Cidadão”, em onze episódios consecutivos da TV Câmara, tratando de temas relativos à educação financeira e consumo consciente.

“Além de buscar resolver os problemas financeiros dos cidadãos, através dos postos do Juizado de Conciliação e do Procon do Núcleo, desenvolvemos um trabalho preventivo através da educação financeira que tem surtido ótimos resultados”, explica Alcely Viana, coordenadora do Núcleo de Cidadania.

Além desses, o Núcleo oferece os seguintes serviços: SINE, Refeitório Popular, Posto de Identificação, Internet Popular e Penas Alternativas. 

Superintendência de  Comunicação Institucional