Plenário aprova projeto de lei contra a saidinha de banco
Em 1º turno, os vereadores deram voto favorável aos seguintes projetos de lei:
PL 394/09, do professor Elias Murad (PSDB), que cria o programa de desbloqueio, de desentupimento e fechamento de bueiros e canais de escoamento de águas no Município. Segundo o vereador, o projeto não interfere em outras áreas de competência de atuação da Prefeitura. “Entre abril e novembro, períodos que antecedem as chuvas, cresce o número de entupimentos. Proponho, no projeto, a troca de peças de metal por similar de cimento armado”, explicou Murad.
PL 326/09, de Autair Gomes((PSC) que dispõe sobre o horário de funcionamento de estabelecimento comercial e de serviço. De acordo com o vereador, o objetivo do projeto é preservar a saúde e as relações familiares do trabalhador do comércio.
PL 288/2009, de Hugo Thomé (PMN), que autoriza o município a implantar Política de Apoio ao Cooperativismo.
PL 457/09, de Ronaldo Gontijo (PPS), que regulamenta a aposentadoria dos professores readaptados, passando a considerar, proporcionalmente, o tempo trabalhado efetivamente nas funções de magistério.
PL 525/09, de Paulinho Motorista (PSL), sobre vistoria de veículos.
PL 648/09, Bruno Miranda (PDT), que torna obrigatória a implantação de Unidade de Pronto Socorro Pediátrico com área reservada exclusivamente ao atendimento infantil de urgência e emergência nas Unidades Municipais de Saúde.
PL 702/09, de Elaine Matozinhos (PTB), que altera parágrafo do Código de Posturas do Município de Belo Horizonte, determinando a colocação deplacas de identificação nas árvores de praças localizadas dentro do perímetro da Av. do Contorno.
PL 708/09, de Gunda (PSL), que obriga a instalação de lavabos em todos os restaurantes da cidade.
PL 936/09, de João Oscar (PRP), que determina a prestação de serviços de psicologia e assistência social nas escolas públicas municipais.
PL 306/09, de Maria Lúcia Scarpelli (PCdoB), que obriga os condutores de táxi a portar cartão de identificação.
PL 618/09, de Pablito (PTC), que define normas para a realização e concursos públicos no município.
Assista ao vídeo da Plenária
Datas comemorativas
Instituindo novas datas comemorativas no calendário do município, foram aprovados em 1º turno os PLs 612/09, de Alberto Rodrigues (PV), que institui a Semana da Gentileza Urbana e Cidadania; 602/09, de Gunda (PSL), que institui o Dia Municipal dos Motociclistas; 1491/11, de Silvia Helena (PPS), institui o Dia Municipal de Luta Antimanicomial.
Também em 1º turno foram aprovados o PL 1207/10, de Paulinho Motorista (PSL), que institui o Dia Municipal dos Moradores de Vilas e Favelas, o PL 643/09, de Moamed Rachid, que institui o dia Municipal de Cultura Evangélica e o PL 1505/11, de Joel Moreira (PTC) e Neusinha Santos (PT), que institui o Dia Municpal do Cabeleireiro.
Já em 2º turno, o plenário aprovou os PLs 582/09, de Divino Pereira, que institui o Dia do Controlador de Pragas; 606/09, de João Bosco Rodrigues (PT), que institui o Dia Municipal da Feira de Arte, Artesanato e Variedades da Avenida Afonso Pena – “Feira Hippie”.; 643/09, de Sérgio Fernando (PHS), que institui o Dia do Combate à Intolerância Religiosa.
Projetos do Executivo
Três projetos de autoria do Executivo foram aprovados em 1º turno: PL 739/09, que cria a função pública de Coordenador dos Equipamentos Municipais de Apoio à Família e à Cidadania; PL980/09, que consolida e reestrutura as unidades de saúde do Município; e PL 1530/11, que autoriza o Município a receber em doação imóvel de propriedade da União.
Superintendência de Comunicação Institucional