CMBH convida população para comemorar aniversário do Núcleo de Cidadania
O aniversário de 10 anos do Núcleo de Cidadania da Câmara Municipal de Belo Horizonte será comemorado com um grande evento aberto ao público na próxima terça-feira, 28 de junho. Para celebrar a data, serão oferecidas diversas opções de serviços, informação e lazer para o cidadão belo-horizontino.
Durante o evento, que será realizado das 9 às 15 horas no estacionamento da CMBH, serão montadas diversas barracas para atendimento ao público e oferecidas atividades culturais e de lazer para adultos e crianças.
Entidades parceiras e convidadas irão prestar serviços como confecção de carteiras de trabalho e CPF, corte de cabelo masculino e feminino, aulas de alongamento, aferição de pressão arterial e glicose, além de dar orientações e informações sobre educação financeira e ambiental, direitos do consumidor, segurança no trânsito, drogas, saúde e nutrição.
Esquetes e intervenções teatrais também farão parte da programação, conscientizando a população sobre temas como consumo responsável, poluição e desperdício, combate à dengue, alcoolismo e tabagismo. Os atores vão entrar no Refeitório Popular, que oferecerá cardápio especial, caminhar entre as pessoas e apresentar cenas curtas no decorrer das atividades.
Para colorir e animar a festa, serão expostos entre as tendas trabalhos em grafite com o tema sustentabilidade. Haverá também uma Rua de Lazer com brincadeiras, animação infantil e pintura de rosto para a criançada.
Homenagem e inauguração
Durante o evento, será realizada solenidade em homenagem ao ex-vereador Sérgio Ferrara, presidente da Câmara no biênio 2001/2002, fundador do Núcleo de Cidadania. A partir das 11 horas, familiares do ex-presidente, parceiros do projeto, vereadores e autoridades serão recebidos no Salão Nobre e em seguida participarão da inauguração do primeiro computador adaptado para deficientes visuais na Internet Popular do Núcleo.
O homenageado exerceu três mandatos consecutivos na Casa pelo PDT, desde 1997. Quando faleceu, em 2008, pretendia concorrer novamente ao cargo. Em sua atuação como parlamentar se destacou pela defesa de políticas públicas para o idoso e pela implantação do Estatuto do Idoso.
Referência nacional
Criado em 2001 com o objetivo de atender a demandas dos cidadãos e ampliar sua proximidade com o Legislativo, o Núcleo de Cidadania da CMBH já é reconhecido como modelo para outros legislativos municipais e instituições públicas de todo o país no desenvolvimento de projetos de promoção da cidadania. Além dos postos de atendimento, o Núcleo distribui cartilhas e realiza cursos, palestras e campanhas voltados a diferentes segmentos da população.
Segundo a coordenadora do Núcleo, Alcely Costa, a cada mês são recebidas cerca de 1.500 pessoas no SINE, 1.200 no Posto de Identificação, 450 no Juizado de Conciliação, 400 no Procon e 1.500 na Internet Popular, além de 25.000 refeições servidas no Refeitório Popular. No total, o Núcleo atendeu a mais de 350 mil pessoas em 2010.
O Refeitório Popular João Bosco Murta Lages, instalado em 2004 em parceria com a Secretaria Municipal de Abastecimento, é o primeiro do Brasil em funcionamento numa Câmara Municipal e atende a cerca de 1300 pessoas a cada dia.
Superintendência de Comunicação Institucional