CIDADANIA HONORÁRIA

Trabalho pela Educação reconhecido na Câmara Municipal de Belo Horizonte

Vereador Henrique Braga, vereadora Elaine Matozinhos, Rachel Marota e presidente Totó Teixeira A pedagoga e artista plástica Rachel Marota Romualdo da Silva recebeu título de Cidadania Honorária de Belo Horizonte, na sexta-feira, 14 de setembro, às 20 horas, no plenário Amyntas de Barros da Câmara Municipal.
quarta-feira, 19 Setembro, 2007 - 21:00
Vereador Henrique Braga, vereadora Elaine Matozinhos, Rachel Marota e presidente Totó Teixeira A pedagoga e artista plástica Rachel Marota Romualdo da Silva recebeu título de Cidadania Honorária de Belo Horizonte, na sexta-feira, 14 de setembro, às 20 horas, no plenário Amyntas de Barros da Câmara Municipal. A homenagem foi solicitada pela vereadora Elaine Matozinhos (PTB), em reconhecimento a décadas de trabalhos prestados pela educadora na capital mineira.
Nascida em Guaraciaba (Zona da Mata), Rachel Marota mora em Belo Horizonte desde 1966, atuando como professora durante 20 anos na Escola Estadual Leon Renault. Foi, também, diretora de Recrutamento e Seleção da Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário (EFAP). Trabalhou na Secretaria de Estado da Justiça, onde desenvolveu um projeto, de sua autoria, para recuperar menores infratores, saídos da Fundação Estadual do Bem-estar do Menor (Febem), com o objetivo de reintegrá-los na escola, na família e na sociedade.
Entre 1991 e 1994 a homenageada apresentou uma proposta pedagógica para a rede pública de ensino, que foi aceita pelo então governador de Minas, Hélio Garcia. Na Secretaria de Estado da Defesa Social ela trabalhou no Processo de Seleção e Treinamento de Pessoal, aplicando testes e entrevistas em penitenciárias de Minas Gerais.

Educadora de destaque

Rachel Marota possui uma importante bagagem cultural: formada em Pedagogia pelo Instituto de Educação de Minas Gerias (IEMG); licenciatura em Desenho e Artes; pós-graduação em Arte e Educação no IEMG; além de especialização em Psicologia Jurídica no Instituto de Educação Continuada (IEC) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). “São experiências em educação com crianças e adultos e, sobretudo, com adolescentes infratores que tornaram Rachel uma educadora especial, de destaque no meio pedagógico”, ressaltou a vereadora Elaine Matozinhos.
A homenageada agradeceu ao povo belo-horizontino pelo título recebido. “Aprendi a amar a capital mineira e sinto saudades da Belo Horizonte de 40 anos atrás. Sinto-me honrada pelo reconhecimento do meu trabalho, construído ao longo de todos esses anos”, afirmou Rachel Marota.

Informações no gabinete da vereadora Elaine Matozinhos (3555-1102/1228)