Trabalho pela Educação reconhecido na Câmara Municipal de Belo Horizonte
Assunto:


Nascida em Guaraciaba (Zona da Mata), Rachel Marota mora em Belo Horizonte desde 1966, atuando como professora durante 20 anos na Escola Estadual Leon Renault. Foi, também, diretora de Recrutamento e Seleção da Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário (EFAP). Trabalhou na Secretaria de Estado da Justiça, onde desenvolveu um projeto, de sua autoria, para recuperar menores infratores, saídos da Fundação Estadual do Bem-estar do Menor (Febem), com o objetivo de reintegrá-los na escola, na família e na sociedade.
Entre 1991 e 1994 a homenageada apresentou uma proposta pedagógica para a rede pública de ensino, que foi aceita pelo então governador de Minas, Hélio Garcia. Na Secretaria de Estado da Defesa Social ela trabalhou no Processo de Seleção e Treinamento de Pessoal, aplicando testes e entrevistas em penitenciárias de Minas Gerais.
Educadora de destaque
Rachel Marota possui uma importante bagagem cultural: formada em Pedagogia pelo Instituto de Educação de Minas Gerias (IEMG); licenciatura em Desenho e Artes; pós-graduação em Arte e Educação no IEMG; além de especialização em Psicologia Jurídica no Instituto de Educação Continuada (IEC) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). “São experiências em educação com crianças e adultos e, sobretudo, com adolescentes infratores que tornaram Rachel uma educadora especial, de destaque no meio pedagógico”, ressaltou a vereadora Elaine Matozinhos.
A homenageada agradeceu ao povo belo-horizontino pelo título recebido. “Aprendi a amar a capital mineira e sinto saudades da Belo Horizonte de 40 anos atrás. Sinto-me honrada pelo reconhecimento do meu trabalho, construído ao longo de todos esses anos”, afirmou Rachel Marota.
Informações no gabinete da vereadora Elaine Matozinhos (3555-1102/1228)
Data publicação:
quarta-feira, 19 Setembro, 2007 - 21:00