Plenário

Discussão sobre nome de praça no Bairro São João Batista é interrompida

Decisão sobre manutenção ou mudança de nome da Praça do Cônsul em homenagem a morador foi retirada de pauta

segunda-feira, 5 Setembro, 2022 - 17:15
Imagem do Plenário Amynthas de Barros visto do alto.

Foto: Abrão Bruck/ CMBH

Projeto de Lei 361/2022, que altera o nome da Praça do Cônsul (Avenida Dr. Álvaro Camargos com Rua Professor Aimoré Dutra) para Praça José Pinto, figura de destaque no Bairro São João Batista pelo zelo que tinha com o espaço, foi retirado da pauta do Plenário nesta segunda-feira (5/9), a pedido de Irlan Melo (Patri), a fim de que seus pares tenham mais tempo para o debate. O vereador defendeu a permanência da atual denominação como forma de fortalecer a cooperação internacional e apresentou um vídeo do cônsul honorário da República Socialista do Vietnã e conselheiro superior do Instituto Juscelino Kubitschek (JK), João Alexandre Reis, que anunciou a realização de eventos no local para favorecer a internacionalização de BH. No pinga-fogo, fase em que os parlamentares se manifestam sobre assuntos relevantes, pronunciamentos sobre liberação de recursos para obras contra enchentes na Avenida Tereza Cristina e preocupação com risco de demissão dos funcionários da BHTrans após a extinção da empresa. 

Considerado constitucional, legal e regimental pela Comissão de Legislação e Justiça, o PL 361/2022. de autoria de Nely Aquino (Pode), foi rejeitado pela comissão com o argumento de que a praça foi nomeada há pouco mais de um ano e não há, até então, razão para mudança de nome. O parecer negativo implicaria o arquivamento do projeto, que, por sua natureza, tem tramitação conclusiva na CLJ; contudo, houve recurso contra o parecer. Assinado por Professor Juliano Lopes (Agir), Flávia Borja (PP), Professora Marli (PP), Nely Aquino e Rubão (PP), o recurso defende que o projeto tem a intenção de homenagear uma pessoa de destaque da comunidade local, uma vez que o nome anteriormente dado não foi assimilado pelos munícipes da região. Dessa forma, o projeto chegou à Ordem do Dia para que o Plenário decida sobre o mérito. Com a retirada do texto da pauta, sua nova inclusão depende de anúncio da presidente da Casa.

Relator do projeto na CLJ, Irlan Melo justificou que a denominação da Praça do Cônsul vai ao encontro de condutas já praticadas pela Diretoria de Relações Internacionais da PBH. Segundo o cônsul e conselheiro superior do Instituto JK, apesar de justa a homenagem ao morador da comunidade, a região de Venda Nova nunca sediou um evento com relevância na internacionalização da cidade e a Praça do Cônsul seria palco para isso. “Esse é o trabalho que estávamos executando até então”, justificou João Alexandre Reis.

Pinga-fogo

Irlan Melo comemorou a assinatura de um contrato no valor de R$66 milhões para implantação da bacia de detenção do Córrego do Ferrugem, na Vila São Paulo. A obra vai minimizar os efeitos das enchentes na Avenida Tereza Cristina. O contrato foi assinado pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura e Consórcio Córrego Ferrugem. O parlamentar destacou o trabalho realizado pelo mandato de fiscalização e acompanhamento do problema - inclusive com representação no Ministério Público - que, segundo ele,  resultou em um acordo firmado entre Governo do Estado e  Prefeituras de BH e de Contagem. “A expectativa é que as inundações na Avenida Tereza Cristina não ocorram mais. Porém, se o problema não for resolvido, continuaremos a nossa luta”, afirmou. A vereadora Fernanda Altoé (Novo) salientou que o dinheiro para a obra é do Governo do Estado, oriundo das indenizações da Vale. 

Altoé criticou a extinção da BHTrans para criação de uma autarquia, o que, na opinião dela, vai acarretar demissão dos trabalhadores e perpetuação das mesmas práticas que foram o pivô para a extinção da empresa. Segundo ela, colocaram no corpo técnico a culpa por uma má gerência. Wilsinho da Tabu (PP) defendeu os funcionários e assegurou que vai lutar para que todos os direitos sejam garantidos. 

Já Marcela Trópia (Novo) informou que a PBH vai adotar aulas de reforço nas unidades educacionais. Ela afirmou que há dados que mostram o atraso dos alunos nas disciplinas de Português e Matemática e apontou que a medida adotada chega com atraso.

Assista à reunião na íntegra. 

Superintendência de Comunicação Institucional 

73ª Reunião Ordinária - Plenário