Vereadores mirins realizam audiência pública sobre questões educacionais
Como parte das atividades do projeto Câmara Mirim, em sua 4ª sessão na Câmara Municipal os jovens parlamentares receberam informações sobre a rede municipal de educação e simularam uma audiência pública para discutir problemas observados nas escolas.
Como parte das atividades do projeto Câmara Mirim, em sua 4ª sessão na Câmara Municipal os jovens parlamentares receberam informações sobre a rede municipal de educação e simularam uma audiência pública para discutir problemas observados nas escolas. A Mesa foi composta pelos integrantes da comissão temática e contou com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Educação.
Na audiência, os estudantes de 12 a 14 anos eleitos em dez escolas municipais da capital fizeram comentários e perguntas sobre problemas vivenciados em seu dia a dia. A reunião foi conduzida pela vereadora mirim Brenda de Castro, eleita presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. As coordenadoras de Ações Intersetoriais e do Núcleo de Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação, Mírian Cunha e Patrícia Garcia, responderam aos questionamentos e prometeram verificar alguns dos casos mencionados.
Entre os problemas apontados pelos alunos estão a acessibilidade e o atendimento aos alunos com deficiência, a falta de estrutura física, de atividades extracurriculares, culturais e esportivas. "Colega com deficiência não tem acompanhamento adequado"; "faltam rampas e corrimões"; "não temos armários para guardar materiais"; "estou ficando careca, de tanto prender o cabelo nos parafusos das cadeiras"; "a escola não dá valor aos esportes"; "faltam projetos educacionais"; foram algumas das queixas ouvidas.
Mírian e Patrícia orientaram aos alunos a procurar a direção e o colegiado das escolas, além das Gerências Regionais de Educação, para expor e cobrar providências, e ficaram de verificar denúncias relativas a cobrança de taxas para uso das quadras nos fins de semana, falta de funcionários e o cumprimento de diretrizes dos programas como Escola Integrada, Educação Inclusiva e Escola Aberta.
Ao final, os vereadores mirins Marjorie e Rafael apresentaram alguns projetos educacionais que elaboraram, propondo atividades como produção de jornal e visita a museus e teatros, aliando o aprendizado à cultura e ao lazer.
Palestras
Antes da reunião, os jovens reviram conceitos relacionados à atuação do poder legislativo, instrumentos de representação, participação e de acompanhamento das questões da cidade, entre os quais a realização de audiências públicas. Para subsidiar os debates na audiência, também ouviram palestra das representantes da Secretaria Municipal de Educação, que expuseram números, diretrizes, programas e organização funcional da rede pública de ensino da capital.
Os vereadores mirins foram recepcionados pelo presidente da Casa, vereador Léo Burguês de Castro (PSDB), que elogiou o tema escolhido para a sessão: “a Educação é a base de tudo, para que vocês possam progredir e ser alguém na vida”. Ele também parabenizou os “colegas” pela participação e ressaltou o carinho de todos os vereadores pelo projeto. “Quanto mais cedo o cidadão é introduzido no cenário e na discussão política, melhor para a sociedade”, afirmou.
Na próxima sessão, prevista para o dia 17 de agosto, o tema discutido será Mobilidade Urbana e Transporte Público.
Atividade para os professores
Paralelamente ao encontro dos jovens parlamentares, seus professores receberam treinamento para desenvolver trabalhos nas escolas com o objetivo de despertar e reforçar o interesse político dos alunos. A professora Wilenyr, da Escola Municipal Pedro Guerra, elogiou o material didático fornecido, a metodologia e a dinâmica que foram trabalhadas. “Com certeza iremos reproduzi-los na escola, contribuindo na formação dos futuros eleitores”, comentou.
Superintendência de Comunicação Institucional