Notícias

Vereador defende gratuidade das sacolas ecológicas

Vereador defende gratuidade das sacolas ecológicas A intervenção cênica promovida pelo vereador Arnaldo Godoy (PT) na Praça Sete, no dia 25 de fevereiro, teve objetivo de conscientizar a população sobre a Lei Municipal 9.529, de sua autoria, que proíbe o uso de sacolas plásticas no município. A norma entra em vigor no próximo dia 28 e supermercados, farmácias e sacolões terão prazo de três meses para se adequar, e poderão cobrar R$ 0,19 por cada sacola ecológica.

Arnaldo Godoy reclamou que a Prefeitura teve três anos para promover campanhas educativas e só agora o está fazendo. Além disso, protestou contra o repasse dos custos ao consumidor. “Houve um acerto indevido da Associação Mineira dos Supermercados com o Executivo. Pela lei, as sacolas de material oxibiodegradável, de custo mais baixo, seriam distribuídas de graça”, afirmou.

Godoy disse que o consumidor não deve aceitar isso, evitando estabelecimentos que cobrem pelas sacolas, e irá solicitar uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor para esclarecer a questão.

Mudança de hábitos

O Vírus 880, monstro feito de plástico que animou o evento, revela o número de sacolas que cada brasileiro descarta anualmente. Para seu criador, o artista Léo Piló, o principal é a mudança de hábitos, além de leis que atuem nessa direção. “A banalização do uso de sacos plásticos atinge a cidade, os rios, a natureza. Por isso é necessária a colaboração de toda a população”, defende Piló.

Assista o vídeo da  TV Câmara

Anne Chaves, da ONG Minas e Movimentos Gerais, que coleta materiais recicláveis em praças na região do bairro Estoril, considera fundamental essa conscientização. “Descarta-se, em excesso e sem nenhum critério, todo tipo de lixo em Belo Horizonte”, constata.

Por proteger o meio ambiente do plástico, que impede a decomposição do material orgânico nos lixões, entope canais de escoamento e provoca enchentes, a proposta recebeu o Prêmio de Mérito Legislador 2009, conferido pelo Senado.

Superintendência de Comunicação Institucional