Fred Costa encerra mandato e aprova três PLs em extraordinárias
Três projetos de lei do vereador Fred Costa (PHS) receberam aprovação em 2º turno na Câmara Municipal de Belo Horizonte nas reuniões extraordinárias do mês de dezembro, beneficiando usuários do sistema de transporte, animais domésticos e a segurança no Município. O vereador, que interrompe seu segundo mandato para assumir a cadeira de deputado estadual, deixa um legado de mais de 200 projetos de lei apresentados na Casa, de autoria exclusiva ou em conjunto com outros parlamentares.
Cães e gatos
Na mesma data, o Plenário aprovou o PL 787/09, que autoriza o Executivo a implantar o Programa Municipal de Proteção e Bem-Estar de Cães e Gatos (PROBEM) e o Núcleo de Proteção e Bem-Estar de Cães e Gatos. O PROBEM será desenvolvido pelo Centro de Controle de Zoonoses e estabelecerá diretrizes para a execução de políticas sobre guarda e adoção responsável, registro, controle reprodutivo e esterilização, vacinação, prevenção de doenças e do abandono.
A proteção e bem-estar desses animais serão incentivados por parcerias com organizações e empresas públicas ou privadas, entidades e profissionais ligados aos animais. O Núcleo de Proteção e Bem-Estar garantirá a execução das ações previstas no PROBEM, considerando os preceitos de bem-estar animal nas atividades que envolvam cães e gatos, e sua atuação será descentralizada e articulada com o Centro de Controle de Zoonoses.
Para a Comissão de Legislação e Justiça, a matéria já se encontra regulada em legislação municipal, e a Comissão de Orçamento e Finanças Públicas alegou geração de despesa extra para o Executivo, concluindo pela rejeição da proposta. Mesmo assim, aprovado nas Comissões de Saúde e Saneamento e Administração Pública, o PL 787/09 recebeu votação favorável no Plenário e deverá seguir para sanção ou veto do Prefeito em fevereiro.
Outro projeto que o deputado eleito teve aprovado ao final de seu mandato foi o PL 963/10, que autoriza a BHTrans a registrar ocorrência de abalroamento de veículos nas ruas da capital, desde que não haja vítimas. Para isso, será disponibilizada uma central de atendimento para comunicação dos condutores e os agentes de trânsito.
De acordo com Fred, a intenção do projeto é liberar cada vez mais a Polícia Militar no policiamento ostensivo e na preservação da ordem pública.
Atuação parlamentar