Notícias
ESCLEG avalia curso e prepara nova edição em busca de mais engajamento da sociedade.
A Escola do Legislativo realizou no dia 18 de janeiro, uma reunião para a avaliação do curso “Orçamento Público e Mecanismos de Participação”, realizado nos últimos dois anos em parceria com a ONG’s “Oficina de Imagens” e “Movimento Nossa BH” e para a preparação para a próxima edição.
Participaram da reunião, Alexis Filgueiras, Sandra Nascimento e Marcos Mudado, representando a ESCLEG; Simone Guabiroba, Giovana Borges e Adriana Mitre, pela Oficina de Imagens; além das consultoras da CMBH, Sara Sampaio e Maria de Lurdes.
O principal objetivo do curso é instrumentalizar a sociedade civil para que ela possa influir diretamente na definição do Orçamento Público do município, utilizando-se dos espaços de discussão e dos mecanismos de participação já existentes.
Avaliando-se as edições anteriores, chegou-se a conclusão que apesar da ampla procura e da efetiva participação dos inscritos nas discussões levantadas durante o curso, isso não significou um aumento da participação popular nas discussões do Orçamento de 2011 na Câmara Municipal e que ainda que a Casa legislativa tenha se esforçado para produzir informações acessíveis sobre o processo, nota-se uma insuficiente disposição da própria sociedade de utilizar-se dessas informações para aprender a lidar com a burocracia que um processo como este necessita para que se legitime.
A representante da Oficina de Imagens, Simone Guabiroba, destacou a importância da parceria com a ESCLEG como forma de trazer a sociedade para o seio das discussões orçamentárias do município e que essa é uma forma de se incentivar o exercício ativo da cidadania.
Com o objetivo de minorar as deficiências apontadas, ficou deliberado que para a próxima edição do curso, a discussão será ampliada com a busca por participação e engajamento de outros importantes atores da sociedade, como a academia e os movimentos sociais.