BHTrans expõe medidas para melhorar atendimento aos idosos em ônibus
Em audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário nessa terça-feira (28), solicitada pelo vereador Leonardo Mattos (PV), representantes da BHTrans ouviram reclamações e prestaram esclarecimentos sobre ações desenvolvidas pelo órgão para garantir a acessibilidade e a qualidade do transporte de idosos e pessoas com dificuldade de locomoção nos ônibus da capital.
Segundo Leonardo Mattos, que se declarou satisfeito com o resultado, a audiência foi solicitada em função de reclamações ouvidas durante reuniões e conversas com idosos que se queixam de dificuldades para entrar e sair dos veículos e de desrespeito à reserva de assentos, além de falta de paciência e educação por parte de motoristas e cobradores.
O vereador considerou satisfatórias a atenção da BHTrans e as medidas que vêm sendo tomadas pelo órgão em relação à questão. Ele afirmou a necessidade de fiscalização e monitoramento amplo e constante do sistema e destacou a importância de se “educar e conscientizar a sociedade, especialmente os jovens, para que os direitos e a dignidade dos idosos sejam respeitados”.
Os usuários Ana de Matos, de 85 anos, e o aposentado Paulo Bossi, também idoso, expuseram aos presentes exemplos de casos e situações vivenciadas por eles ou por conhecidos, atestando a ocorrência frequente dos problemas mencionados, além de superlotação dos veículos e direção brusca de alguns condutores. Bossi queixou-se ainda da dificuldade de se fazer reclamações e denúncias na BHTrans e da “burocracia e a morosidade” das Comissões Regionais de Transportes.
A representante da Secretaria Municipal de Governo, Shirley Jacimar Mendes, por sua vez, afirmou que as Comissões são as instâncias mais apropriadas para resolver questões específicas de cada região, recomendando aos usuários que participem das discussões e colaborem na busca de soluções.
Equipamento e treinamento
O gerente de Coordenação de Gestão e Informação da BHTrans, Helbert do Carmo Lima, afirmou que as queixas são procedentes e o órgão está ciente dos problemas, especialmente em relação ao comportamento dos operadores. “É necessária uma vigilância constante e os usuários devem nos ajudem a fiscalizar, reclamando e registrando as denúncias, para que possamos reforçar as ações e tomar as medidas necessárias”, ponderou.
O gerente informou sobre a instalação e adaptação das plataformas elevatórias para cadeirantes, hoje presentes em cerca de 60% da frota. Os elevadores poderão ser utilizados por usuários em pé, atendendo aos idosos e pessoas com dificuldades de locomoção permanentes ou temporárias. Segundo ele, o processo já está em andamento e a expectativa é de que 100% dos veículos disponham do equipamento até 2013.
Lima admitiu, no entanto, que o uso do equipamento poderá gerar resistência e má vontade por parte de operadores e demais usuários. “É importante que vocês usem os elevadores e nos ajudem a fiscalizar, denunciando quando não forem atendidos”, ressaltou.
Já a gerente de Coordenação de Projetos de Transporte do órgão, Raquel Gontijo Salum, informou que todos os operadores do sistema serão submetidos a um treinamento entre os meses de julho e fevereiro. Motoristas, cobradores e fiscais receberão certificados provisórios, e a certificação definitiva ficará condicionada ao monitoramento e avaliação de seu comportamento no ano seguinte ao curso.
"Será muito importante que o usuário fiscalize e comunique à BHTrans eventuais queixas ou elogios", recomendou.
Também estiveram presentes o representante da CIV Inspeção Veicular, Ricardo Luiz Alves Parreiras, e os vereadores Carlúcio Gonçalves (PR) e Wagner Messias Preto (DEM), presidente da Comissão.
Superintendência de Comunicação Institucional