Adolescentes da AMAS conhecem o Legislativo Municipal
A Escola do Legislativo, que promove o projeto “Visite a Câmara”, recebeu, nesta sexta-feira (17/6), os alunos da Associação Municipal de Assistência Social (AMAS). A partir dos dezesseis anos, eles participam do Programa de Formação para o Trabalho da entidade que, em uma de suas etapas, tem como foco o tema “Cidadania”.
A Escola do Legislativo, que promove o projeto “Visite a Câmara”, recebeu, nesta sexta-feira (17/6), os alunos da Associação Municipal de Assistência Social (AMAS). A partir dos dezesseis anos, eles participam do Programa de Formação para o Trabalho da entidade que, em uma de suas etapas, tem como foco o tema “Cidadania”. Os alunos vieram à CMBH para conhecer como são elaboradas as leis e qual o papel do vereador.
Segundo Cérise Alvarenga, psicóloga e educadora do Programa de Formação para o Trabalho, na visita os jovens têm a oportunidade de aprender sobre direitos e deveres, sobre a função de legislar e fiscalizar, podendo ainda fazer perguntas aos vereadores sobre temas de seu interesse, exercendo assim sua cidadania.
“A visita foi muito produtiva, considerando que o cidadão está sempre submetido a leis, podendo participar dessa produção e se organizar em comunidade”, completou.
Para a aluna Rute Márcia Pereira dos Santos, todo cidadão precisa saber que tem direitos, deveres e poder de decisão. “Acho que essa visita vai ser importante para o meu futuro; mudei minha maneira de ver a política. Além disso, posso dar minha opinião sobre o que quero e o que não quero e debater sobre as leis”, concluiu.
Formação para o trabalho
Os estudantes passam por uma formação inicial, com duração de dois meses, quando recebem informações sobre temas relacionados a juventude, cidadania e trabalho.
Após este treinamento, os alunos recebem acompanhamento no mercado de trabalho durante dois anos. “A ideia não é simplesmente inserir o jovem no mercado, mas fazer com que ele aproveite esse período para refletir sobre sua experiência”, salientou Cérise Alvarenga.
Os jovens que participam do Programa de Formação para o Trabalho encontram-se em situação de vulnerabilidade social, estão conectados a conselhos tutelares e foram encaminhados à AMAS por programas sociais das nove regionais da Prefeitura. A cada dois meses, a entidade capacita cinquenta jovens.
Visite a Câmara
Superintendência de Comunicação Institucional