BAIRRO CALIFÓRNIA

Rua ocupada por veículos de revendedora deve ter estacionamento proibido

BHTrans aprovou colocação de placas proibitivas de estacionamento em um dos lados da via e a mudança de um ponto de ônibus

quinta-feira, 25 Maio, 2017 - 15:15
Vereador Carlos Henrique e comunidade em visita técnica no Bairro Califórnia

Foto: Bernardo Dias / CMBH

A ocupação de vagas por veículos particulares à venda na Rua dos Bandolins, entre as vias Deusdedith de Assis e dos Clarins, no Bairro Califórnia, e a insegurança de quem utiliza um ponto de ônibus em local pouco movimentado foram problemas constatados pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, em visita técnica, nesta quinta-feira (25/5). Prefeitura e BHTrans aprovaram a transferência do ponto de ônibus para a área comercial e a colocação de placas proibitivas de estacionamento na Rua dos Bandolins.

“Estou aqui há quase dez anos e todos os dias ficam estacionados veículos particulares à venda, muitos deles ocupando a mesma vaga por vários anos”, contou Rubens Soares de Araújo, morador da região e proprietário de uma farmácia à Rua dos Bandolins. Conforme relatou o comerciante, o estacionamento irregular inibe a chegada dos clientes às lojas, principalmente à noite.

Para os moradores da região, a solução seria a colocação de placas proibitivas e a mudança do ponto de ônibus para onde se concentram os estabelecimentos comerciais. De acordo com a comunidade, o atual ponto de ônibus situa-se em local ermo, facilitando a ocorrência de assaltos. Já no quarteirão onde funciona o comércio, as lojas ficam abertas até as 22h e uma viatura da Polícia Militar fica estacionada dentro de um posto de combustíveis. Já no atual ponto de ônibus, fica sempre um caminhão estacionado, que serve de esconderijo para assaltantes.

Argumentação técnica

O técnico de Transporte e Trânsito da BHTrans, Wellington Luís Tomaz, destacou que, primeiramente, é preciso verificar a distância de caminhamento de quem utiliza o ponto, que tem um limite, para que se avalie, então, a viabilidade da mudança. De acordo com a BHTrans, todo ponto de ônibus tem que ter uma distância mínima um do outro e isso também tem que ser avaliado. “Talvez tenham que ser realocados dois pontos para se chegar à distância correta”, completou.

A gerente de Ação Regional da Administração Regional Noroeste, Maria Inês Oliva Franco, disse que encaminhará a demanda ao gestor responsável, para a elaboração de um projeto operacional, contemplando o que foi acordado.

Para o vereador Carlos Henrique (PMN), que solicitou a visita, a proposta de transferir o ponto de ônibus para a área comercial e de colocar uma placa proibitiva em um dos lados da Rua dos Bandolins para proibir o estacionamento de veículos de particulares à venda foi bem aceita pela BHTrans. “Na próxima segunda-feira (29/5), irei ao órgão para apurar o prazo para implementação da mudança e dar um retorno à comunidade”, informou.

[flickr-photoset:id=72157681150627044,size=s]