PARTICIPAÇÃO POPULAR

Vereadores vão ao Bairro Ribeiro de Abreu ouvir demandas da comunidade

Audiência dá início à série de reuniões externas anunciada pela comissão, constituindo efetivo espaço de diálogo

quarta-feira, 15 Março, 2017 - 16:45

Foto: Abraão Bruck/Câmara de BH

Promover reuniões em diferentes bairros, vilas e comunidades no intuito de ouvir e debater as demandas dos moradores foi uma das metas anunciadas pela Comissão de Participação Popular da Câmara Municipal nesta legislatura. Dando o pontapé inicial no projeto, os vereadores aprovaram nesta quarta-feira (15/3), em reunião extraordinária, a realização de uma audiência pública no Bairro Ribeiro de Abreu, Região Leste da capital. O encontro será na próxima terça-feira (21/3), às 14h, e é aberto à participação de qualquer cidadão interessado.

Presidente da comissão e autora do requerimento da audiência, a vereadora Áurea Carolina (Psol) explicou que a ação integra a estratégia, anunciada já na primeira reunião, de promover a aproximação entre os moradores dos diferentes territórios de Belo Horizonte e as pautas do Legislativo Municipal, estimulando o levantamento de discussões sobre seus problemas e demandas e estabelecendo canais diretos de comunicação com os parlamentares. Segundo ela, essa interlocução direta possibilitará o encaminhamento de ações concretas, rápidas e calcadas na realidade de cada região.

Para que o debate atinja os objetivos propostos, serão abordados os seguintes aspectos: 1) apresentação da Comissão de Participação Popular e de seus mecanismos aos cidadãos presentes no espaço; 2) abertura do microfone a pessoas inscritas para que possam tirar dúvidas sobre o trabalho da comissão e expor demandas concernentes ao Conjunto Ribeiro de Abreu e região.

Estrutura de apoio e responsabilidade dos vereadores

Aprovando o requerimento por unanimidade, os vereadores Cida Falabella (Psol), Preto (DEM), Edmar Branco (PTdoB), Pedrão do Depósito (PPS) e Wesley Autoescola (PHS) elogiaram a iniciativa e reforçaram as palavras da presidente, ressaltando a importância da atuação da comissão na promoção de um diálogo mais efetivo com a cidade e a satisfação pessoal em participar desse trabalho. Cida destacou ainda a característica transversal dos debates a serem promovidos pelo grupo, que não estão sujeitos às restrições temáticas das demais comissões, e comemorou a inauguração de “um novo tempo” na história da Câmara Municipal.

Respondendo a questionamento de Wesley, que exerce seu primeiro mandato, o veterano Preto confirmou tratar-se de uma ação sem precedentes na Câmara Municipal. Por essa razão, ele sugeriu a Áurea a realização de uma reunião com o presidente da Casa, Henrique Braga (PSDB), com o objetivo de expor os planos da comissão e solicitar todo o suporte necessário à promoção das reuniões externas, favorecendo o atingimento dos objetivos. O vereador salientou a importância de poder contar com a estrutura e o corpo técnico da Casa nessas reuniões, proporcionando maior agilidade e efetividade às deliberações.

Preto ponderou ainda a necessidade de um real envolvimento dos integrantes da comissão, garantindo o quórum e a participação nas reuniões ordinárias e extraordinárias, audiências e demais atividades, possibilitando a oferta de respostas às comunidades envolvidas. Lembrando o que já ocorreu em outras frentes parlamentares e comissões especiais criadas na Casa, nas quais se observou o “esvaziamento” dos trabalhos após um período de entusiasmo inicial, ele afirmou que é essencial que os vereadores assumam uma efetiva responsabilidade sobre os projetos e encaminhamentos acordados.

Concordando com as colocações do colega, e declarando-se ciente da sobrecarga do corpo técnico da Casa, a presidente anunciou a intenção de compor uma subcomissão para tratar do assunto, com vistas a obter um suporte adequado às atividades previstas.

Horário e local

Também reivindicando a disponibilização dos instrumentos necessários ao bom desempenho dos trabalhos, e celebrando a “mudança de cara” da comissão, Edmar Branco elogiou a escolha do local da primeira reunião externa, relatando sua antiga dedicação às questões que afligem aquela comunidade.  Aberta à participação de qualquer cidadão ou entidade interessada, a audiência será no dia 21 de março, às 14h, na Casa Comum - Coletivo de Ações Socioambientais do Ribeirão do Onça, localizada à Rua Serra dos Órgãos, 335, Conjunto Ribeiro de Abreu.

Tópicos: