TRANSPORTE PÚBLICO

Estações do Move são vistoriadas por vereadores

Parlamentares apresentaram sugestões ao presidente da BHTrans

segunda-feira, 16 Março, 2015 - 00:00
Vereadores conhecem detalhes das estações, em encontro com presidente da BHTrans (no centro). Foto: Eduado Profeta

Vereadores da Câmara Municipal de Belo Horizonte realizaram visita técnica na tarde desta segunda-feira (16/3) a estações do Move, o sistema BRT da capital. Requerida pelo vereador Pablito (PV), e promovida pela comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, a atividade teve o objetivo de verificar, in loco, a qualidade do funcionamento do serviço oferecido ao usuário. A comitiva parlamentar passou pelas estações Venda Nova e Vilarinho, nesta segunda. Na terça (17/3), é a vez dos parlamentares visitarem as Estações de Integração São Gabriel e Pampulha a partir das 8h30.

Para o vereador Pablito, a visita técnica foi produtiva, pois criou oportunidade para identificar potenciais pontos de melhoria das estações. "A expectativa é produzir, a partir das impressões colhidas, um relatório que será entregue à PBH, à BHTrans, e à Sudecap, de modo a subsidiar a realização de mudanças para garantir mais conforto aos usuários do Move".

Infraestrutura

Para Valdivino (PPS) e Bim da Ambulância (PTN) é necessário investir no incremento da segurança das Estações Vilarinho e Venda Nova, reforçando a presença de seguranças particulares ou de agentes da guarda municipal, de modo garantir mais tranquilidade para funcionários e passageiros. A mesma perspectiva foi defendida pelo vereador Pablito, que apontou também a importância de se qualificar a sinalização interna das duas estações, no intuito de facilitar a orientação dos usuários na busca por informações sobre linhas, pontos de parada e itinerários.  A inadequação dos assentos na parte interna das estações também foi apontada pelos parlamentares: Juninho Paim (PT), Pablito, Valdivino e Juliano Lopes (SD) defenderam a instalação de mais assentos na Vilarinho e a melhoria do conforto dos estreitos bancos disponíveis na Estação Venda Nova.

Intervenções da BHTrans

A sugestões de melhoria apresentadas pelos vereadores foram comunicadas diretamente ao Presidente da BHTrans, Ramon Victor César, que recebeu a comitiva parlamentar na estação Vilarinho. Na oportunidade, o gestor explicou alguns dos passos que estão sendo tomados pela empresa para qualificar o Move e responder aos desafios impostos pelo grande número de usuários que diariamente utilizam o sistema. O gestor ressaltou ainda que a visita técnica realizada pela Câmara é importante por demostrar o esforço conjunto do Legislativo e do Executivo no trabalho de garantir à população serviços públicos de qualidade.

No tocante à segurança, o presidente da BHTrans explicou que, atualmente, a Prefeitura negocia com o governo estadual a construção de parceria por meio da qual policiais militares reformados seriam contratados pelo poder público municipal para atuar na vigia e monitoramento das estações. Ainda de acordo com Ramon Victor César, as faixas de sinalização atualmente presentes nas estações são provisórias. A expectativa é que, a partir de maio, eles comecem a ser substituídas por placas permanentes, do mesmo padrão daquelas presentes em aeroportos. Problemas estruturais pontuais apontados pelos parlamentares, como banheiros e elevadores interditados e a insuficiência da iluminação na Vilarinho serão, além disso, objetos de estudos, com vistas a correção.

Estiveram presentes na visita técnica desta segunda-feira os vereadores Pablito, Juninho Paim, Bim da Ambulância, Veré da Farmácia (PTdoB), Silvinho Rezende (PT), Juliano Lopes e Valdivino.