Ressaltando harmonia, presidente da CMBH dá posse ao prefeito Álvaro Damião
Solenidade reuniu diversas autoridades, dentre elas o governador Romeu Zema. Damião falou em continuidade ao trabalho de Fuad Noman

Foto: Rafaella Ribeiro/CMBH
Todas as placas de obras e equipamentos públicos que serão inaugurados até o dia 31 de dezembro de 2028 terão o nome de Fuad Noman. O anúncio fez parte das homenagens que Álvaro Damião fez durante sua posse no cargo de prefeito da capital na manhã desta quinta-feira (3/4), na Câmara Municipal. Eleito como vice-prefeito de BH na chapa de Fuad, morto no último dia 26 de março, Damião deve comandar o Executivo durante os próximos quase quatro anos. A solenidade foi conduzida pelo presidente da Casa, Professor Juliano Lopes (Pode), que desejou boa sorte e disse esperar uma relação harmoniosa, de parceria e independência dos Poderes. Dentre as autoridades que participaram da cerimônia estavam o governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema, e o procurador-geral de Justiça do Estado, Paulo de Tarso Morais.
Damião ressaltou o legado de obras e melhorias que Fuad Noman deixou para BH e disse que seu trabalho será para dar continuidade. O novo prefeito citou algumas das principais realizações de Fuad no comando da PBH, em especial nas áreas da saúde, educação e urbanização. Segundo ele, o primeiro projeto a ser encaminhado ao Legislativo será para dar o nome de Fuad Noman à Praça da Independência, recém-inaugurada entre os edifícios Sulacap e Sulamérica, na Avenida Afonso Pena. Uma estátua de bronze do ex-prefeito também deve ser instalada no local.
Harmonia e independência
Professor Juliano Lopes abriu a solenidade pedindo um minuto de silêncio em memória de Fuad Noman e uma salva de palmas demorada vinda da plateia encerrou os 60 segundos. O presidente da Câmara Municipal ressaltou importância do momento e disse que o Legislativo que ser parceiro da prefeitura. “Nós representamos dois Poderes e tenho certeza de que iremos trabalhar de forma harmônica e independente", declarou.
Ele lembrou ainda que tanto vereadores como prefeito e vice foram eleitos de forma democrática e que cabe então a todos melhorar a vida das pessoas. “Quero ser uma ponte, junto com os demais 40 vereadores, para ajudar a prefeitura a melhorar a vida do cidadão”, afirmou.
Diálogo com o Legislativo
Ao assinar o termo de posse, Álvaro Damião prometeu manter, cumprir e defender a Lei Orgânica do Município, além das constituições da República e do Estado. Também garantir que irá observar as leis e promover o bem geral do povo belo-horizontino. Ao discursar como novo prefeito, reconheceu que nem mesmo 30 anos à frente dos microfones (como radialista), o deixaram mais confortável para as primeiras palavras. Confessou ainda que não esperava chegar ao cargo nessa circunstância (falecimento do prefeito). “Tenho o coração dividido entre a missão que recebo e a saudade que bate dentro de mim”, disse.
Álvaro Damião agradeceu a Câmara Municipal pelos oitos anos em que esteve na Casa e contou que aqui aprendeu a escutar, negociar, respeitar as diferenças e "construir junto". Ressaltou que a harmonia entre Poderes é essencial para o avanço da cidade e se comprometeu com o diálogo democrático e respeitoso com cada um dos vereadores. “A política pressupõe o resgate do diálogo entre todos e todas”, afirmou.
Trajetória e promessa
O novo prefeito salientou que desde janeiro vem gerindo a cidade e que o cidadão continuará sendo o foco da administração municipal. Ele destacou conquistas feitas por seu antecessor, dentre elas a Maternidade Odilon Behrens; melhorias em 270 unidades escolares; criação de 4,5 mil vagas na educação integral; e a urbanização de regiões vulneráveis, como a Cabana Pai Tomás e o Izidoro. “Eu me comprometo a fazer uma ponte entre o que foi feito e o que ainda será feito por BH. Muitas entregas continuarão sendo feitas na gestão Fuad-Álvaro Damião”, disse.
Com 54 anos, casado, pai de dois filhos e natural de BH, Álvaro Damião se lembrou de forma emocionada do menino que nasceu em uma região humilde, no Bairro Concórdia. Ele agradeceu o carinho e o aprendizado que recebeu de Fuad Noman e fez uma promessa ao antecessor: “Sigo com os pés no chão e o coração em BH. Prometo que jamais se decepcionará de me escolher para estar junto do senhor”.
Superintendência de Comunicação Institucional