Uso da energia fotovoltaica estará em pauta nesta quinta-feira
Sistema converte luz do Sol diretamente em eletricidade, diferentemente da energia solar térmica
Sistema converte luz do Sol em energia elétrica - Imagem da internet
A Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana vai realizar nesta, quinta-feira (20/2), às 13h, no plenário Helvécio Arantes, uma audiência pública para discutir a implantação de sistemas fotovoltaicos adequados à geração de energia elétrica nos empreendimentos da capital.
Requerida pelo vereador Marcelo Aro (PHS) a audiência irá abordar os benefícios da energia fotovoltaica e a concessão de benefícios fiscais para quem aderir ao sistema. Na ocasião, também será debatida a necessidade de o poder público determinar o uso de energias limpas e outras práticas sustentáveis em suas próprias edificações.
Conheça o sistema fotovoltaico
O módulo solar fotovoltaico converte diretamente a energia da luz do Sol em energia elétrica. Por não gerar nenhum tipo de resíduo, a célula fotovoltaica solar é considerada uma forma de produção de energia limpa.
Um erro comum é confundir a energia solar fotovoltaica com a energia solar térmica. Nesta última, a energia do sol é transformada em calor e é utilizada para o aquecimento de água em residências e empreendimentos comerciais. Já na solar fotovoltaica, a energia é diretamente convertida em eletricidade.
Convidados
Foram convidados para a audiência representantes das secretarias municipais de Governo, de Meio Ambiente, de Obras e Infraestrutura, de Saúde e da Adjunta de Planejamento Urbano. Também figuram na lista de convidados a Fundação Municipal de Cultura, a Fundação Zoobotânica de Belo Horizonte, a Fundação de Parques Municipais e a BHTrans. São esperados ainda o engenheiro mecânico Euler de Carvalho Cruz, proprietário da primeira instalação fotovoltaica conectada à rede elétrica de Belo Horizonte e especialistas no tema.
Superintendência de Comunicação institucional