DIREITOS HUMANOS

Em audiência pública, Câmara vai discutir bullying nas escolas

Proposta é conhecer e avaliar políticas para enfrentar casos de violência em BH

quarta-feira, 15 Maio, 2013 - 00:00
Audiência da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor vai discutir bullying

A Câmara Municipal de Belo Horizonte realiza hoje (quinta-feira, 16/5), às 10h, no plenário Helvécio Arantes, audiência pública para debater os temas do bullying, do assédio moral e das agressões nas escolas do município. Requerida pelo vereador Adriano Ventura (PT), a reunião será promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor.

A proposta é que a audiência discuta as políticas municipais para o enfrentamento dos casos de desrespeito e violência nas escolas, bem como as metodologias aplicadas em seu acompanhamento e prevenção.

Para o vereador Adriano Ventura, o bullying ainda é uma prática recorrente na cidade: “Falta uma cultura de paz nas nossas escolas”, lamentou. Além disso, segundo ele, é necessário regulamentar as leis que coíbem esse tipo de violência, no intuito de garantir que elas sejam colocadas em prática. “O bullying é um problema muito sério, e o poder público precisa assumir suas responsabilidades diante dele”, completou o parlamentar.

Derivado da palavra inglesa bully (pessoa que abusa física ou psicologicamente de alguém), a expressão bullying se refere à prática de agressões intencionais e repetitivas, realizada contra grupos ou indivíduos.

Foram convidados para a reunião representantes das secretarias municipais de Governo e de Educação, da Federação das Associações de Pais e Alunos das Escolas Públicas de Minas Gerais, de sindicatos dos profissionais da educação e da Guarda Municipal, além de diretores de escolas e da Corregedora Geral do Município.