Audiência pública no Barreiro discutirá melhorias no transporte coletivo
Comissão de Transporte aprovou também outras duas audiências sobre mobilidade
Audiência pública no Barreiro discutirá melhorias no transporte coletivo
Em reunião ordinária, na tarde de hoje (segunda-feira, 8/4), a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário aprovou a realização de três audiências públicas nos meses de abril e maio. Entre os temas, melhoria nas linhas de ônibus que atendem à região do Barreiro, a situação dos taxistas em Belo Horizonte e a distribuição de cartilhas educativas aos usuários de bicicletas. Também foi emitido parecer favorável ao Projeto de Lei 82/2013, do vereador Leonardo Mattos (PV), que prevê o aumento das vagas de estacionamento destinadas a motos na cidade.
No próximo dia 16 (terça-feira), a Comissão realizará audiência pública externa, no bairro Milionários (regional Barreiro), para discutir a insuficiência das linhas de ônibus que atendem os moradores da região. Solicitada pelo vereador Marcelo Álvaro Antônio (PRP), a audiência será realizada às 19h30, na Associação Comunitária dos Moradores do Bairro Milionários e Adjacências (Rua dos Cruzeirenses, 20). Os usuários querem debater o retorno da linha de ônibus 333 e melhorias nas linhas 318 e 332, que servem aos bairros Milionários e Bonsucesso.
Proposta pelo vereador Marcelo Aro (PHS), também foi aprovada audiência pública, a ser realizada em 29/4 (segunda-feira), às 13h30, para discutir demandas dos taxistas da cidade sobre a concessão de permissões, alteração da data-base definida pela Prefeitura para aumento de tarifa e questões de segurança.
Já para maio, foi aprovada audiência pública do vereador Iran Barbosa (PMDB), que irá avaliar a criação de uma cartilha educativa, a ser distribuída pelos lojistas no ato de venda de uma bicicleta, contendo instruções para uso do veículo nas vias urbanas. Serão discutidas as responsabilidades de execução e custeio do material informativo, envolvendo poder público, empresas, sociedade civil organizada e população interessada. A audiência será realizada durante reunião ordinária da comissão, em 13 de maio (segunda-feira), a partir das 13h30.
Vagas para motos
Com parecer favorável da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, o Projeto de Lei 82/2013, de autoria do vereador Leonardo Mattos (PV), conclui sua tramitação pelas comissões de mérito e aguarda apreciação em plenário, em primeiro turno. O PL prevê o aumento mínimo de 30% na quantidade de vagas de estacionamento para motos já disponíveis nas ruas da capital. De acordo com o vereador, a proposta busca facilitar o acesso dos motoqueiros a locais apropriados para estacionamento, reduzindo também o impacto das motos na rotina dos carros. “Por não encontrar local próprio, as motos são estacionadas entre outros automóveis, dificultando a saída desses motoristas”, explica o autor do projeto.
Participaram da reunião os vereadores (foto) Valdivino (PPS), Preto (DEM) e Pedro Patrus (PT).
Superintendência de Comunicação Institucional