TRANSPORTE

Audiência pública no Barreiro discutirá melhorias no transporte coletivo

Comissão de Transporte aprovou também outras duas audiências sobre mobilidade

segunda-feira, 8 Abril, 2013 - 00:00
Audiência pública no Barreiro discutirá melhorias no transporte coletivo

Em reunião ordinária, na tarde de hoje (segunda-feira, 8/4), a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário aprovou a realização de três audiências públicas nos meses de abril e maio. Entre os temas, melhoria nas linhas de ônibus que atendem à região do Barreiro, a situação dos taxistas em Belo Horizonte e a distribuição de cartilhas educativas aos usuários de bicicletas. Também foi emitido parecer favorável ao Projeto de Lei 82/2013, do vereador Leonardo Mattos (PV), que prevê o aumento das vagas de estacionamento destinadas a motos na cidade.

No próximo dia 16 (terça-feira), a Comissão realizará audiência pública externa, no bairro Milionários (regional Barreiro), para discutir a insuficiência das linhas de ônibus que atendem os moradores da região. Solicitada pelo vereador Marcelo Álvaro Antônio (PRP), a audiência será realizada às 19h30, na Associação Comunitária dos Moradores do Bairro Milionários e Adjacências (Rua dos Cruzeirenses, 20). Os usuários querem debater o retorno da linha de ônibus 333 e melhorias nas linhas 318 e 332, que servem aos bairros Milionários e Bonsucesso.

Proposta pelo vereador Marcelo Aro (PHS), também foi aprovada audiência pública, a ser realizada em 29/4 (segunda-feira), às 13h30, para discutir demandas dos taxistas da cidade sobre a concessão de permissões, alteração da data-base definida pela Prefeitura para aumento de tarifa e questões de segurança.

Já para maio, foi aprovada audiência pública do vereador Iran Barbosa (PMDB), que irá avaliar a criação de uma cartilha educativa, a ser distribuída pelos lojistas no ato de venda de uma bicicleta, contendo instruções para uso do veículo nas vias urbanas. Serão discutidas as responsabilidades de execução e custeio do material informativo, envolvendo poder público, empresas, sociedade civil organizada e população interessada. A audiência será realizada durante reunião ordinária da comissão, em 13 de maio (segunda-feira), a partir das 13h30.

Vagas para motos

Com parecer favorável da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, o Projeto de Lei 82/2013, de autoria do vereador Leonardo Mattos (PV), conclui sua tramitação pelas comissões de mérito e aguarda apreciação em plenário, em primeiro turno. O PL prevê o aumento mínimo de 30% na quantidade de vagas de estacionamento para motos já disponíveis nas ruas da capital. De acordo com o vereador, a proposta busca facilitar o acesso dos motoqueiros a locais apropriados para estacionamento, reduzindo também o impacto das motos na rotina dos carros. “Por não encontrar local próprio, as motos são estacionadas entre outros automóveis, dificultando a saída desses motoristas”, explica o autor do projeto.

Participaram da reunião os vereadores (foto) Valdivino (PPS), Preto (DEM) e Pedro Patrus (PT).