TRANSPORTE

Projeto prevê mudanças em itinerário de ônibus

O vereador Bruno Miranda (PDT), 2º secretário da Câmara Municipal de Belo Horizonte, quer que o itinerário das linhas de ônibus, que  fazem parte do sistema de integração com as estações do metrô, seja estendido até o centro da capital, em caso de paralisações dos serviços de transporte da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

quinta-feira, 10 Setembro, 2009 - 21:00

“Sabemos que milhares de pessoas que se deslocam até o centro de BH  dependem exclusivamente do metrô, pois em determinados bairros não existem linhas de ônibus que vão diretamente ao centro da cidade. Entretanto, quando a CBTU  tem seus serviços paralisados, geralmente durante as greves trabalhistas, ocorrem sérios transtornos, que alteram a rotina de muitas pessoas e obrigam o desembarque desnecessário, já que não tem metrô nas estações, gerando desconforto, atrasos e gastos com mais uma condução. Por isso a proposta de estender o itinerário até o centro quando dessas paralisações”, explica o parlamentar.

Ainda, segundo o projeto, para que a proposta seja executada, “fica obrigatório o aumento da frota das linhas que integram o metrô e a BHTrans  (Empresa de Transporte e Trânsito de Belo   Horizonte) terá 120 dias de prazo para se adaptar ao disposto nesta lei”.

O PL 688/2009 vai tramitar nas Comissões de Legislação e Justiça, Desenvolvimento Econômico, Transporte e de Sistema Viário e Administração Pública. Só depois será enviado ao Plenário para  discussão e votação em primeiro e segundo turnos.

De acordo com estatísticas de 2008 da BHTrans,  são mais de  147 mil  passageiros que  utilizam as estações diariamente e cerca de 20 linhas fazem parte da integração com o metrô.

De acordo com Bruno Miranda, as regiões mais afetadas com paralisações e que portanto  serão beneficiadas com a aprovação do projeto são a Norte e Nordeste, principalmente os usuários das linhas  702, 703, 711, 713, 714, 715, 716 e 718.

Informações no gabinete do vereador Bruno Miranda (3555-1145/3555-1146) e na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/3555-1445).