Reunião na Câmara garante direitos dos idosos
A reunião especial, solicitada pelo vereador Fred Costa (PHS), discutiu durante a manhã de ontem, 12 setembro, no Plenário Amynthas de Barros, o acesso da Terceira Idade ao transporte coletivo público em Belo Horizonte.

A reunião especial, solicitada pelo vereador Fred Costa (PHS), discutiu durante a manhã de ontem, 12 setembro, no Plenário Amynthas de Barros, o acesso da Terceira Idade ao transporte coletivo público em Belo Horizonte.
O vereador abriu a reunião destacando que o objetivo do encontro era debater alterações que permitissem melhorar o atendimento ao idoso no transporte público municipal.
"Queremos encontrar soluções que permitam à pessoa da terceira idade usar todos os espaços do ônibus. Com acesso apenas ao salão dianteiro do ônibus, os idosos às vezes não encontram lugares, porque esses são ocupados por outros tipos de usuários",comentou Fred Costa. Ele também sugeriu que o cartão BH-BUS liberasse o acesso também ao salão traseiro do coletivo.
Diversos grupos e associações da terceira idade participaram da reunião. Entre eles, representantes do Estrela Reluzente, Maria Mãe das Mães, Vida Nova II e Centro de Referência do Idoso de Belo Horizonte.
Osvaldo da Silva, presidente do Clube da Maturidade, reforçou o discurso do parlamentar dizendo que o idoso quer, como usuário do sistema, "é poder passar pela roleta; só isso".
Segundo Silva, o clube tem cerca de 5 mil associados que utilizam "habitualmente o transporte coletivo e fazem uso da gratuidade". Ele lembrou que dois projetos, que liberam o acesso do idoso a todo o espaço do ônibus, foram aprovados pela Câmara Municipal, tornando-se leis.
"Um dos projetos era do saudoso ex-vereador Sérgio Ferrara, que foi aperfeiçoado", disse. "Sabemos que o prefeito tem simpatia pela causa. Acho que é só uma questão política liberar o acesso ao salão traseiro para o idoso, pois no Rio de Janeiro e em Salvador isso já acontece", completou o presidente do Clube da Maturidade.
Segundo o diretor de Atendimento e Informação da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTRANS), Cássio Almeida, com a nova licitação no transporte público coletivo da capital, serão realizadas mudanças no atendimento ao idoso. " Queremos aperfeiçoar o acesso do idoso ao transporte coletivo e lembrar que a gratuidade será exercida integralmente, sempre", disse.
O assessor da diretoria da BHTRANS, Helbert Lima, garantiu aos idosos que a partir do quarto trimestre de 2008, ou seja, outubro, a nova licitação já estará valendo e as mudanças também. "O idoso poderá ocupar todos os espaços e não somente o salão da frente no transporte coletivo.
Mas para isso será preciso ter a identidade e o cartão eletrônico. Só com a identidade, o acesso será apenas ao salão dianteiro; mas com o cartão e o documento de identidade, será permitido também o acesso aos assentos traseiros, onde haverá espaço reservado aos idosos, destacado pela cor amarela", completou.
Ainda segundo Lima, atualmente a frota tem capacidade que varia entre 37 e 42 lugares e cerca de 10% dos assentos são reservados para os diferentes tipos de demanda de idosos, portadores de necessidades especiais, pessoas com mobilidade reduzida temporária ou permanente.
O assessor da presidência da BHTRANS, João Flávio Resende, ressaltou a importância que a pessoa idosa tem na sociedade. "O principal instrumento é o exercício do direito. Lutem pelos seus lugares reservados, não importa o que os outros dizem. Falo isso como cidadão e não como um representante da empresa".
O cartão eletrônico BHBUS será entregue a pessoas maiores de 65 anos, a partir da nova regulamentação. O limite será de 8 passagens para deslocamento diário. Caso o idoso tenha necessidade de aumentar o número de passagens, ele deverá fazer uma solicitação à BHTRANS.
A empresa que gerencia o transporte público coletivo em Belo Horizonte irá fazer um cadastramento e distribuição dos cartões.
Informações no gabinete do vereador Fred Costa (3555-1305/3555-1306) e na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/3555-1216).