IGUALDADE RACIAL

Frente Parlamentar se prepara para comemorar o Dia da Consciência Negra

A Câmara Municipal de Belo Horizonte realizou no dia 19 de setembro, a reunião da Frente Parlamentar de Promoção da Igualdade Racial, por iniciativa do vereador Paulo dos Santos “Paulão”(PCdoB), com propósito de discutir a programação da Casa durante a semana da Consciência Negra.

segunda-feira, 24 Setembro, 2007 - 21:00

A Frente Parlamentar tem como propósito contribuir para o fortalecimento dos movimentos sociais e organização do povo negro, indígena e demais grupos étnicos em Minas Gerais; conseguir aprovar o Estatuto da Igualdade Racial no Congresso Nacional; garantir recursos no Orçamento do Estado; estimular os municípios a implantar políticas públicas de inclusão; e demarcar terras para comunidades remanescentes de quilombos e indígenas no Estado.

A funcionária da Coordenadoria Municipal para Assuntos da Comunidade Negra (Comacon), Maria Aparecida, propôs debater as questões que diferenciam a receptividade dos negros dentro das escolas, na saúde e no lazer. “Estamos lutando pela criação do Conselho Municipal de Igualdade Racial, e por isso temos que trabalhar juntos, não apenas a CMBH levantar questões para a PBH resolver”.

A Comacon realizará na semana de Consciência Negra um seminário que abordará pontos de desigualdade dos negros na sociedade. “Vamos debater e esclarecer o que é mito e realidade enfrentado pelos negros em BH”. Em cada regional do município haverá programações especiais sobre os negros na sociedade.

A elaboração da semana da cultura negra integrará a comemoração do Dia da Consciência Negra no dia 20 de novembro. O evento contará com apresentações de grupos musicais afro-brasileiros, homenagens a educadores das comunidades carentes do município e explanação sobre a diversidade religiosa entre os negros.

O espaço cultural da Casa abrigará exposições de artes negras e serão utilizados os plenários Amynthas de Barros, JK e Paulo Portugal para realização de palestras, seminários em horários alternados, nos quais serão abordados temas como: inserção no mercado de trabalho e as dificuldades enfrentadas dentro da universidade.

Outra reunião foi marcada para o dia 4 de outubro e o gabinete do vereador Paulão incumbiu de trocar informações com outros vereadores e órgãos que se interessarem pela causa a fim de aprimorar as idéias expostas nas duas últimas reuniões.

Informações no gabinete do vereador Paulo A. Santos “Paulão” (3555.1192/1193)