Notícias

PBH aponta materiais descartáveis como principais focos do Aedes Aegypti

PBH aponta materiais descartáveis como principais focos do Aedes AegyptiA informação foi divulgada pelo representante da Secretaria Municipal de Saúde, Fabiano Pimenta, na audiência pública que discutiu as ações do Executivo no combate à dengue na capital. Solicitada pelo vereador João Oscar (PRP), a reunião foi realizada pela Comissão de Administração Pública nesta segunda-feira (28) e contou com a presença de representantes de todas as regionais do Município.

Segundo Pimenta, os principais focos de proliferação do mosquito Aedes Aegypti são os recipientes chamados  “inservíveis”, que são materiais descartáveis como copos plásticos, garrafas pet, entre outros, que ficam acumulados nas ruas. “É fundamental haver uma mudança de comportamento da população, como parar de jogar lixo no chão”, afirmou Pimenta. Vasos de plantas, caixas d’água descobertas e pneus completam a lista de grandes “vilões” da dengue.

O secretário informou que o município conta com um agente sanitário para cada 800 imóveis (número recomendado pela Organização Mundial da Saúde em uma cidade deste porte), que vistoriam residências e estabelecimentos cinco vezes por ano. Pimenta também listou ações como o monitoramento quinzenal de áreas de risco, entre outras, mas
destacou que a comunicação e a mobilização popular são as medidas mais eficientes para a prevenção da doença.
 
Assista a reportagem da TV Câmara

Os representantes das Regionais informaram que realizam campanhas de conscientização nas escolas e mutirões em conjunto com a comunidade.

De acordo com dados da Secretaria, nas oito primeiras semanas de 2011 foram registrados 1.465 casos em Belo Horizonte, contra 8.386 em 2010.

Assista ao vídeo da audiência

O vereador João Oscar (PRP) declarou que ficou bastante satisfeito e considerou estar bem informado sobre o que vem sendo feito na cidade em relação à dengue. Também compareceu à audiência o parlamentar Edinho Ribeiro (PTdoB).

Superintendência de Comunicação Institucional.