BALANÇO DA GESTÃO

Eficiência, transparência e inovação são comemoradas por presidente e secretária

Legislatura será encerrada com apenas 41 PLs tramitando. BH pra Você e ferramentas mais baratas e eficientes de comunicação são destaques

segunda-feira, 23 Dezembro, 2024 - 17:30

Foto: Abraão Bruck/CMBH

O presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Gabriel Sousa Marques de Azevedo (MDB), e a secretária-geral, Marcela Trópia (Novo), aproveitaram a última reunião do Plenário, realizada nesta segunda-feira (23/12), para comemorar os resultados à frente da Mesa Diretora, em que garantiram mais eficiência, transparência e inovação no Legislativo. Nos últimos dois anos, 682 projetos foram analisados em Plenário. Trezentos e noventa e três foram analisados em 2023, sendo 338 aprovados e 55 rejeitados. Já em 2024, foram 289 apreciações, sendo 270 aprovados e 19 rejeitados. “É com muita alegria que anuncio que ficarão 41 projetos de lei para a próxima legislatura. Isso é resultado de um trabalho em conjunto muito louvável de todos desta Câmara Municipal”, disse Gabriel.

O presidente também destacou que todos os projetos de lei de autoria do Executivo foram analisados nestes dois anos. “Nem todos foram aprovados, claro, pois somos uma Câmara independente”, afirmou. O último projeto de lei aprovado, por unanimidade, foi o PL 1020/2024, que altera regras de alvará sanitário para farmácias e outros estabelecimentos de saúde.

Modernização e transparência

A secretária-geral, Marcela Tropia, também fez uso do microfone para divulgar um balanço da sua gestão no cargo que ocupa desde 2023 e que deixa, ao final da legislatura. “Minha meta como secretária-geral foi cumprir com minha proposta de campanha de trazer mais eficiência, transparência e inovação na gestão da Câmara”, afirmou. 

Um dos projetos encabeçados por Marcela, e que teve o respaldo do presidente Gabriel, foi a criação do portal BH pra Você. Feita em parceria com a Fundação Dom Cabral, a ferramenta disponibiliza informações importantes detalhadas do orçamento municipal, de forma simples e didática, garantindo a transparência da utilização dos recursos públicos. 

Com apoio de servidores da Casa, Marcela também promoveu a modernização institucional do setor de Custeio Parlamentar, que passará a ser parte de um novo setor, dentro da Diretoria Financeira da Câmara. Antes, tanto os servidores do Custeio Parlamentar, que estavam ligados à Secretaria-geral, quanto os servidores da Diretoria de Administração e Finanças conduziam processos licitatórios semelhantes. Com a reorganização, será possível evitar sobreposição de funções entre áreas e otimizar os recursos da Casa Legislativa.

Marcela Trópia também abriu portas para a adoção de softwares e licenças digitais nos gabinetes, garantindo serviços mais modernos aos vereadores, no envio de comunicados e materiais à sua base eleitoral e apoiadores. “Não faz sentido que a Câmara destine recursos para envio de cartas, enquanto já existem ferramentas mais baratas e eficientes de comunicação”, explica. “Todo esse trabalho foi feito em parceria com os servidores da Casa, com todo suporte técnico necessário, do início ao fim. Como secretária-geral, fico imensamente grata por contribuir para uma Câmara mais moderna, eficiente e próxima do cidadão”, concluiu.

Superintendência de Comunicação Institucional