Audiência dará continuidade às discussões sobre a possível antecipação dos desfiles
A proposta de antecipar os desfiles das escolas de samba e blocos caricatos no próximo carnaval de Belo Horizonte será discutida em audiência da Comissão de Administração Pública nesta terça-feira (28/06), às 18h30, no Plenário Helvécio Arantes. Os vereadores que defendem a antecipação dos desfiles justificam que muitos belo-horizontinos deixam a capital no período, atraídos por carnavais mais famosos. A estratégia já é adotada por outras cidades brasileiras.
A audiência, solicitada pelo vereador Hugo Thomé (PMN), dará prosseguimento às discussões iniciadas com a Prefeitura de Belo Horizonte, a Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (BELOTUR), a Frente Parlamentar em Defesa do Carnaval e as Agremiações Carnavalescas para as mudanças no calendário do Carnaval 2012.
Na reunião também serão discutidas as irregularidades no Carnaval 2011 apontadas no documento produzido pela Frente Parlamentar em Defesa do Carnaval. Entre elas, foram observadas falhas na infraestrutura do evento: “Os degraus da arquibancada eram muito altos, não havia corrimãos nas escadas, o áudio estava ruim, entre outros problemas que já aconteceram no passado e não podem se repetir mais”.
Segundo Thomé, são necessárias mudanças para que o belo-horizontino curta o carnaval na capital. “Os eventos pré-carnavalescos são muito prestigiados na cidade, mas o cidadão passa o carnaval fora daqui. Vamos conversar para buscar alternativas que melhorem o calendário Momo em BH.”
Foram convidados para a reunião o secretário municipal de Governo, Josué Valadão; o diretor-presidente da BELOTUR, Antônio Fernando de Azevedo; o secretário de Administração Regional Centro-Sul, Harley Leonardo de Andrade, além de representantes das escolas de samba e agremiações carnavalescas de Belo Horizonte.
Superintendência de Comunicação Institucional