Primeira edição do projeto incentiva a leitura entre jovens
Incentivar o interesse dos jovens pelos livros e ajudar a despertar o prazer da leitura. Esse é o objetivo da 1ª edição da Semana da Leitura, promovida pela Escola do Legislativo, que teve início hoje (27/06) e vai até o dia 1º de julho. Na programação, os 85 adolescentes com idade entre 16 e 18 anos que trabalham na Câmara como estagiários ou jovens aprendizes assistem a palestras e participam de oficinas em diversas modalidades como haicai, charge, cinema e origami.
A Semana da Leitura está sendo realizada com a ajuda de servidores da Câmara, como o oficial legislativo Antonio Marques, que abriu a programação nesta segunda-feira. Marques deu sua contribuição para incentivar a leitura entre os jovens com uma oficina de haicai, charge, cartum e tirinha. “O hábito de ler é muito importante por despertar o senso crítico e ampliar a nossa percepção sobre o mundo nos fazendo conhecer culturas diferentes”, disse.
Elizabeth Samara, 17 anos, que não sabia o que era um Haicai, gostou tanto que acabou fazendo um durante o curso. “Achei muito interessante, não sabia que é um poema de origem japonesa que procura falar de vida e de natureza”, contou.
"Ao anoitecer
andando com o mar
em direção ao vento"
Elizabeth Samara
Já Letícia Alves, também de 17 anos, encantou-se com as charges e os cartuns. “Não sabia que havia diferenças entre as duas coisas, mas gostei por elas terem humor e desenvolverem um olhar mais crítico sobre o mundo”.
Uma das coordenadoras do evento, a assistente da Diretoria de Recursos Humanos da CMBH, Adriane Rejane Moreira, explica que o projeto foi idealizado após pesquisa realizada pela Escola do Legislativo. O questionário aplicado mostrou que a maior parte dos jovens funcionários da Câmara não tem o hábito de leitura, apesar de terem, no local de trabalho, fácil acesso a jornais, livros e revistas, além da biblioteca do Empório Ferrarinha, mantida pela Escola através de doações de livros.
Programação
A programação da 1ª edição da Semana da Leitura contará ainda com oficinas de cinema, teatro e origami, além de palestras sobre poesia, música e fotografia. A programação completa e a ficha de inscrição se encontram no site da Escola do Legislativo.
Superintendência de Comunicação Institucional