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Estudantes aprovam criação de programas de governo contra uso de drogas

Alunos aprovam criação de programas de governo de combate à drogas A plenária final do projeto Parlamento Jovem, promovido pela Escola do Legislativo, foi realizada no dia 28/6, com a discussão e aprovação de propostas sobre o tema “Drogas: como prevenir” elaboradas por cem alunos do ensino médio de quatro escolas públicas e particulares de Belo Horizonte.  O documento final será encaminhado à Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa.

Dentro do subtema “Família”, foi aprovada, entre outras propostas, a capacitação dos agentes do Programa Saúde da Família sobre o tema das drogas, com a finalidade de divulgar as informações para as famílias do município.

No subtema “Escola”, a elaboração de projeto interdisciplinar pelas escolas municipais e estaduais priorizando a exploração de temas como drogas, violência e gravidez na adolescência foi uma das propostas que receberam votação favorável dos participantes.

Já no subtema “Sociedade”, foi aprovada, entre outras, proposta de criação de programas de governo que incentivem a realização de palestras e atividades de lazer, esporte e cultura com a abordagem de temas referentes ao consumo de drogas, visando a atingir a participação dentro e fora das escolas.

O Parlamento Jovem (PJ) teve origem na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em 2004, pelo segundo ano consecutivo vem sendo realizado pela Câmara, em sua etapa municipal. O projeto conta com a parceria do curso de Ciências Sociais da PUC Minas e da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude.

Na etapa municipal, vinte e cinco alunos de quatro escolas de Ensino Médio foram subdivididos em três grupos que apresentaram destaques (alterações) ao texto das propostas e, depois da discussão, aprovaram muitas delas na plenária final, última etapa do projeto.

Balanço dos trabalhos

“Tive muito interesse pelo projeto, pois quero seguir a carreira política e trabalhar com gestão pública”, declarou Samuel Landim, estudante do Colégio Magnum Cidade Nova e relator de seu grupo de trabalho. Além do tema proposto, ele se interessou pelo que aprendeu na Câmara sobre a elaboração e tramitação das leis. 

 “As políticas sobre drogas do Estado não vão ter eficiência se não conseguirem abraçar a sociedade. E o Parlamento Jovem oferece aos alunos a oportunidade de se colocarem como parte do processo legislativo, por meio da conscientização e participação, capacitando-os a buscar soluções para problemas como esse”, avaliou Gabriel Azevedo, subsecretário de Esportes e da Juventude do Estado de Minas Gerais.

Segundo o subsecretário, mais de cento e vinte mil usuários deixaram o crack em Minas Gerais nos últimos oito anos, por meio da interação de atores das áreas de Educação e Saúde e da Secretaria de Desenvolvimento Social e da Juventude.

Rodrigo Lage Barbosa, estudante do curso de Relações Internacionais da PUC, já havia participado do projeto como aluno e desta vez atuou como monitor. “O contato com esses alunos entre 15 e 16 anos revela que eles estão num processo de descoberta política e social sobre a questão da droga”, constatou. Rodrigo informou ainda que, na Câmara Municipal, os estudantes têm a oportunidade de aprender sobre os Três Poderes de forma  prática, auxiliando-os em sua formação política.

Resultados práticos

Para Marcos Mudado , gerente da Escola do Legislativo, o PJ dá muitos resultados em termos de participação e expressão de ideias. “No projeto, o jovem aprende a ser protagonista de sua vida e essa é a nossa intenção quando falamos em Educação para a Cidadania”, destacou.

Segundo o presidente da Câmara Municipal, vereador Léo Burguês de Castro (PSDB), para a construção de um município, estado e país melhores, o papel e o desafio do Legislativo é formar cidadãos, considerando a facilidade de acesso e a dificuldade no combate às drogas. “O problema exige esforços do Governo, medidas preventivas através da Educação, além de leis e proposições para o combate às drogas”, concluiu.

O vereador Arnaldo Godoy (PT) também falou sobre a importância do Projeto e do tema tratado, sugerindo medidas a serem adotadas como a prevenção, campanhas educativas, redução de danos e cobrança de impostos.

Por sua vez, pró-reitor de Extensão da PUC Minas, Wanderley Felipe Chippe, elogiou o projeto como uma iniciativa inovadora. “No decorrer dos trabalhos, percebe-se o interesse dos jovens pela participação política”, ressaltou.

Superintendência de Comuunicação Institucional