Notícias

Vereadoras homenageiam profissionais e comunidade feminina

Vereadoras homenageiam profissionais e comunidade feminina  Na tarde desta terça-feira, 22 de março, as cinco vereadoras da Câmara Municipal homenagearam mulheres atuantes na Policia Civil, Tribunal de Justiça, Tecnitur, Rede Municipal de Ensino, Prefeitura, além de profissionais da área médica e jurídica, parlamentares e comunidade pela passagem do Dia Internacional da Mulher, celebrado no último dia 8.

As parlamentares Elaine Matozinhos (PTB), Maria Lúcia Scarpelli (PCdoB), Neusinha Santos (PT), Pricila Teixeira (PTB) e Silvia Helena (PPS) indicaram, cada uma, duas mulheres para serem homenageadas. As indicadas receberam estatuetas confeccionadas pela artista plástica Belkiss Diniz Ribeiro da Glória.

A dona de casa Geralda Ferreira Reis, de 97 anos, moradora do bairro Gameleira, falou sobre seu trabalho na comunidade onde morou por 40 anos. “As portas da minha casa estavam sempre abertas aos vizinhos, para oferecer remédios de folha ou um copo d’água. Também levei muita gente para minha casa na época da enchente”, relatou Geralda.

Para Silvia Helena, que indicou a homenagem, D. Geralda é uma referência especial. “Ela sempre recebeu os vizinhos para dar conselhos, e foi dela a primeira ideia de se criar uma associação de bairro”, contou a vereadora.

Cláudia Curi, titular da Delegacia de Mulheres, foi homenageada por Elaine Matozinhos. “Acho que é um reconhecimento do nosso trabalho no combate à violência sexual e doméstica contra a mulher”, declarou a delegada. A vereadora destacou o trabalho desenvolvido pela colega: “Foi uma merecida homenagem na área de Segurança Pública, até há pouco tempo comandada somente por homens”, destacou.

Assista o vídeo da TV Câmara sobre o evento

Atuação legislativa

A atual deputada estadual Luzia Ferreira (PPS), que no dia 17 teve retrato inaugurado na Galeria dos Ex-Presidentes da Câmara Municipal, foi mais uma vez homenageada por sua atuação na Casa. A ex-vereadora lembrou que duas proposições de sua autoria em prol da mulher já se tornaram leis municipais.

“A primeira que eu apresentei, aprovada por unanimidade, criou um programa municipal para as mulheres, vinculado à geração de renda, chamada economia solidária, destinando a elas apoio institucional”, relatou Luzia. O projeto recebeu prêmio de iniciativa legislativa no Congresso Nacional.
 
Posteriormente, a vereadora propôs a criação de um Fundo Municipal para financiamento das políticas públicas para as mulheres, também sancionada. A lei visa ampliar a captação de recursos para as políticas desenvolvidas no âmbito do município. “O Fundo permite receber, além das verbas orçamentárias vinculadas ao projeto, realizar convênio com outros órgãos, como o Governo Federal e o Governo Estadual, possibilitando inclusive a captação de recursos internacionais”, explica.

Luzia Ferreira ressaltou que está aproveitando a experiência em seu trabalho na Assembleia. “A bancada feminina, também composta por cinco deputadas, assinou conjuntamente um projeto, já em tramitação, criando o Fundo Estadual dos Direitos da Mulher”, relatou a deputada.

Veja a lista das homenageadas

Conheça as propostas em prol da mulher que tramitam na Casa