Saúde pública será tema de audiências na CMBH
Agendada para o dia 9 de agosto, às 9h30, no Plenário Helvécio Arantes, a primeira reunião sobre saúde será na Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor. O tema a ser discutido é o atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Belo Horizonte. Segundo a vereadora que solicitou a audiência, Silvia Helena (PPS), o objetivo é discutir a qualidade do serviço.
Já no dia 10 de agosto, está prevista audiência pública da Comissão de Saúde e Saneamento no Plenário Helvécio Arantes, às 14h. A audiência foi convocada pelo vereador Reinaldo - “Preto Sacolão” (PMDB) para dar continuidade aos trabalhos realizados na audiência do dia 25 de maio que discutiu alternativas para solucionar os problemas enfrentados pelos Centros de Saúde do município. Durante o recesso parlamentar, vereadores da Comissão visitaram vários postos de saúde da capital para verificar as condições de atendimento. O levantamento feito nas visitas será apresentado na reunião.
Também na Comissão de Saúde e Saneamento está programada outra reunião, no dia 17 de agosto. Desta vez, o assunto é a proibição de servir bebidas e alimentos quentes em embalagens de plástico. De acordo com pesquisa do Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia (UFBA), o plástico submetido ao calor libera substâncias cancerígenas. A audiência, solicitada pelo vereador Paulo Sérgio - “Paulinho Motorista” (PSL), está agendada para o Plenário Helvécio Arantes, às 14h.
Além dessas duas audiências, a Comissão de Saúde e Saneamento também irá realizar reunião para debater políticas públicas para frear o avanço do consumo de drogas em Belo Horizonte.
A reunião está marcada para o dia 24 de agosto, às 14h, no Plenário Helvécio Arantes e foi solicitada pelo vereador Cabo Júlio (PMDB). O assunto já motivou a criação de uma Comissão Especial e outras audiências públicas.